18 de abril de 2013

EURUSD - possível broadening top

O mercado cambial tem andado bastante estranho, fruto das "guerras cambiais" perfeitamente assumidas por alguns bancos centrais. O resultado é uma grande valorização do Dóllar Índex praticamente desde o inicio deste ano., assim como a inexistência da normal correlação entre o EURUSD e os principais índices.
gráfico semanal 2009-2013
gráfico diário
Este facto também se reflectiu obviamente de uma forma considerável no cross EURUSD, levando os ursos a assumirem o comando no curto prazo. Entre Fevereiro e final de Março o EURUSD passou dos 1,371 aos 1,274. Brutal!

Apesar desta enorme desvalorização considero que no médio e principalmente no longo prazo os touros continuam a comandar. A correção terminou no intervalo entre os 50 e os 61,80% de retracement de Fibonacci, relativamente ao movimento ascendente 1,20XX e os 1,371, que coincidia precisamente com uma importante zona de suporte criada durante 2012.
gráfico diário
Apesar do que escrevi, o EURUSD apresenta no seu gráfico diário algo que pode ser bastante preocupante para o médio e longo prazo. Umas pás ventiladoras descendentes. As linhas azuis no gráfico acima colocado demonstram essa teoria.

Os gráficos de time frames mais pequenos, como o de 4 e 1 hora apresentam neste momento uma possível Broadening Top. A sua projeção é de +-185 pips, o que atira o target para os +-1,281. É precisamente junto destes valores que se encontra a possível ativação das pás ventiladoras.
gráfico 4 horas
Apesar de ser mais fácil identificar no gráfico de 1hora, coloquei o de 4 horas por um motivo concreto: a recente "história" deste cross. Tal como venho referindo nas minhas análises, eu normalmente negoceio apenas com base em suportes, resistências, linhas de tendência e figuras padrão. Concretamente no forex, quando eu defino figuras nos gráficos e elas não são ativadas (precisamente duas) deixo de negociar. Algo anormal está a suceder...

Como facilmente se pode verificar no gráfico de 4 horas, as últimas figuras foram consecutivamente desmontadas. sem produzir qualquer efeito técnico. Portanto resta aguardar por esta Broadening Top, para tentar perceber se o mercado cambial regressa à normalidade...


Sem comentários:

Enviar um comentário