19 de setembro de 2013

SP 500 - uma abordagem mais ampla

Antes de deixar algumas notas sobre o SP500. Para quem quiser aprofundar o que me parece que está a acontecer deve fazer uma leitura mais cuidada sobre o tema das pás ventiladoras.

Basicamente esta formação das pás ventiladoras, que neste caso são descendentes, funcionam sempre como formações de inversão da tendência. No caso das pás ventiladoras ascendentes são formações que demoram bastante tempo a desenvolver-se e a partir da formação da 2.ª linha da pá começam a dar boas indicações para afinar o trading.

No momento actual a minha grande dúvida reside no movimento de alta que estamos a ter. Onde é que ele vai parar? Teremos de esperar por um sinal claro de uma vela de inversão. Quando isso acontecer a cotação irá descer até à linha da pá ventiladora e certamente irá quebrá-la para formar então a 3.ª linha.

No último gráfico apresento um esquema de como esta pá se poderá desenvolver. A partir de agora iremos desenvolver mais esta análise com o desenrolar dos dias. Alguma questão estejam à vontade...

SP - diário

SP - diário
SP - diário

Ibex - E um curto nesta zona dos 9200?

Normalmente estas broadening wedges ascending costumam funcionar bem como figuras de inversão de tendência. A acrescentar a este facto temos a situação do Ibex estar numa zona de resistência diária e semanal (9200 pontos).

Em termos de trading a abertura de posições curtas com um stop acima da zona dos 9275 pontos pode ser uma boa oportunidade de trading para aproveitar uma possível correcção até à zona dos 8850 pontos.

Ibex - 1h

Afinal havia mesmo OURO

Grande bombada ontem no ouro. Neste momento o ouro encontra-se a fazer divergência negativa no gráfico de 1h e a construir uma possível LTD no gráfico de 4h. Quem quiser fazer mais valias penso que está na zona certa para o fazer e saborear os lucros.

Ouro 4h

18 de setembro de 2013

Ouro - a coisa começa a ficar perigosa

O ouro, tal como referi ontem, com a cotação abaixo da zona dos 1307 dólares, começa a ficar numa situação delicada. As divergências no gráfico de 4h continuam intactas, no entanto, o alerta amarelo deve ser activado por precaução.

Hoje temos as decisões da FED às 19h e nessa altura, com muito ruído à mistura, talvez se dissipem as dúvidas sobre qual será a trajectória da cotação.

Ouro - 4h

17 de setembro de 2013

Ouro - para quem acredita que a cotação pode subir

Deixo alguns gráficos sobre o ouro no seguimento da última análise.

Aspectos importantes a destacar que na minha opinião justificam abertura de posições longas:

- Boa reacção da cotação à zona dos 50% de fibonacci (1307 dólares);

- Construção de um possível H&S Invertido, que a ser activado pode atirar a cotação para os 1600 dólares (isto tendo em conta a sua projecção de target). É claro que antes dessa zona há outros valores a ter em conta como resistências;

- Divergências positivas no gráfico de 4h;

- Quebra em alta duma ltd de curto prazo no gráfico de 1h e quebra em alta duma cunha descendente, que apesar de estar a favor da tendência me parece um sinal técnico interessante de curto prazo.


Em termos de trading um fecho diário abaixo dos 1300 dólares invalida toda esta minha análise. Para que as subidas se comecem a concretizar a cotação precisa de voltar acima dos 1325/1330 e fazer a confirmação dessa zona como zona de suporte.

Ouro - diario

Ouro 4h

Ouro 4h

Ouro 1h

13 de setembro de 2013

Olhó Ouro

Será que o Ouro não estará numa boa situação técnica para abertura de posições longas?

Tendo em conta as retracções de Fibonacci a cotação tocou nos 50% (1307 dólares), e encontra-se numa zona de suporte interessante. Se esta zona entre os 1307/1315 dólares conseguir aguentar a cotação, até podemos estar perante o aparecimento de uma formação em H&S Invertido, o que seria um sinal técnico muito forte

Ouro - diário

Ouro - diário

2 de setembro de 2013

Ibex - atenção ao rompimento da zona dos 8450/8470 pontos

Tal como referi numa das anteriores análises sobre o Ibex, a zona dos 8450 pontos é de grande importância para que seja colocado um ponto final nestas quedas de curto prazo. Um fecho, e a confirmação da quebra em alta dessa zona deixará o Ibex numa situação técnica bem interessante para abrir posições do lado longo.

Ibex - diário