A Galp vinha sendo uma das principais referencias da bolsa nacional durante este ano. No inicio de Novembro sofre uma brutal desvalorização.
Durante 3 semanas consecutivas perdeu 25% do seu valor, passando dos +-15,15 para os +-11,30.
gráfico semanal 2007-2011 |
Desta forma perdeu a sua tendência ascendente de longo prazo. No entanto, considero que as forças ainda estão equilibradas neste time frame. Já no médio e curto prazo dominam claramente os ursos.
Desde 25 de Novembro a Galp tem encontrado um ponto de apoio junto da zona de suporte dos 11,25-10,81. Os volumes vem sendo modestos, diminuindo e ligeiramente abaixo da sua médio.
gráfico diário |
Nos últimos 2 lowers lows formou uma divergência positiva entre a cotação e o RSI. A reacção não foi grande, mas permitiu acalmar a recente mas forte tendência descendente.
É muito importante esta ampla zona de suporte aguentar a pressão. Caso contrario as quedas poderão ser brutais.
Assim os pontos a vigiar são: zona de suporte dos 11,25-10,81 e LTA visível no gráfico semanal (neste momento nos 11,28), enquanto do lado contrario está o ultimo máximo relativo nos 12,54 e a resistência dos 12,85.
Gostava de observar um cenário de lateralização durante algumas sessões (poucas semanas) dentro dos intervalos acima referidos. Os longos não parecem com força para grandes aventuras e os curtos dariam sinal de estarem satisfeitos...será possível?
Like
ResponderEliminar