28 de fevereiro de 2013

Dax update


Apenas um update ao gráfico de 1h. 

No gráfico diário não há novidades. Já no gráfico de 1h a luta mantêm-se e deixo este cenário possível para um visão bear que é a formação de um possível H&S, cujo segundo ombro, implicará a concretização também duma failure na broadening (sinal de fraqueza que continua a faltar).

Dax - gráfico de 1h

27 de fevereiro de 2013

Quo vadis Dax?

Os últimos tempos têm sido complicados para análises mais alongadas. Antes de iniciar a minha análise ao Dax gostava de referir que o meu sentimento está mais inclinado para o lado bear.

As grandes zonas do referência do Dax como resistência temos os 7860 e os máximos históricos na zona dos 8100 pontos. Como suporte temos a zona dos 7565, 7425 (limite superior da broadening formada no último trimestre do ano passado) e depois a zona de suporte entre os 7150/7080 pontos. Estas são as principais zonas para uma perspectiva de médio prazo no Dax.


Dax - gráfico diário

Numa perspectiva de mais curto prazo o índice está entalado entre duas zonas: 7860/7565. A quebra duma destas zonas marcará a tendência para os próximos meses. No caso duma quebra em alta, a probabilidade de serem testados os máximos históricos na zona dos 8100, é elevada. Em caso de quebra em baixa, a zona dos 7425 pontos acho que não terá a força suficiente para suster o impacto das quedas e o cenário mais provável é a visita à zona de suporte dos 7150/7080.

Uma outra nota que me parece importante tem a ver com o facto do Dax andar numa situação quase de laterização desde o inicio do ano entre os tais suporte e resistência de curto prazo já referidos. Mas há um aspecto nesta possível laterização, para formar um topo(?), que me interroga, caso não existisse aquela vela em formato de shooting star na segunda-feira, não estaríamos perante um possível H&S com a neck a corresponder à zona de suporte?  Esta dúvida está a causar-me alguma indefinição e por isso prefiro destacar a broadening, figura que me parece muito mais clara no gráfico.

Dax gráfico diário

Esta semana tem sido de tão grande volatilidade que o Dax em 3 sessões tocou na zona de suporte e de resistência de curto prazo.  Apesar desta turbulência criada à volta das eleições italianas, tal como já referi noutras mensagens, parece que está em formação uma broadening com um impacto na evolução do índice inversa à que foi formada no final de 2012. 

Nesta figura, destaco neste momento a necessidade da zona dos 7680 não ser superada em alta, criando um sinal de fraqueza denominado de failure, normalmente um bom indicativo de que a figura pode estar na eminência de ser activada.

Dax - gráfico 1h

Dito isto pergunta-se agora: como negociar o Dax?

Negociar neste momento o Dax teria de ser com base na broadening identificada. Curto na zona dos 7680/7700, ou curto na quebra da zona de suporte dos 7565. Posições longas na quebra da zona dos 7700 pontos ou na querbra em alta da zona de resistência dos 7860.

26 de fevereiro de 2013

Dax e Ftse a preparar quedas?

Ontem os mercados deram uma grande reviravolta. Aquelas broadening de curto prazo que pareciam condenadas ao fracasso, tendo a do dax feito um falso break, afinal continuam de boa saúde e até com um vigor reforçado.

Tendo em conta a presença destas broads nos timeframes mais curtos e olhando agora para o gráfico diário parece-me que o caminho está traçado para sul. A quebra da lta no diário do ftse já está a acontecer e será confirmada com a activação da broadening top. Já no dax a activação da Broadening Formations, Right
Angled and Ascending confirmará a quebra da Lta e da zona de suporte dos 7600 pontos.

Dax - gráfico diário

Dax gráfico 1h
Ftse - gráfico diario

Ftse - gráfico 1h

25 de fevereiro de 2013

EURUSD - rápido update

Ficou por colocar o gráfico mais interessante do EURUSD: o de 1 hora.

Neste momento o cross está entre a resistência e a linha superior de uma Brodening ativada na vela das 12 horas.  A sua projeção é de +-100 pips o que atira o target para os +-1,337.


Forex - tecnicamente interessante

A semana está a começar de uma forma muito interessante tecnicamente no mercado cambial.

O Dólar Index fechou a semana passada encostado a uma importante resistência e ainda dentro de uma ampla Broadening Top.



O EURUSD acabou de conseguir um pullback à agora resistência dos 1,332, suporte a semana passada quebrado quando ativou o triângulo descendente. Muito próximo está também a LTD desse triângulo.
Neste momento existem 2 possíveis cenários. Ou é de facto um pullback e portanto vai novamente para sul tentando atingir finalmente o target desse triângulo, ou então a LTD é quebrado e esta recente queda foi uma mera correcção à tendência ascendente de médio prazo.




O EURJPY para mim está mesmo a fazer uma bandeira. Neste momento é mais interessante referir esta possível figura já no gráfico diário. O seu target está nos +-133, valor muito próximo dos máximos de 2009!



O EURGBP tal como o GBPUSD estão cheios de divergências em time frames pequenos, como nos gráficos de 4 horas, mas a tendência está muito claro. No caso do primeiro par, ele só deve parar junto dos 0,90 no curto prazo.

Existem muitos mais cross/pares numa fase bastante interessante, mas...estou sem tempo disponível para os colocar neste momento. Se existir interesse em algum caso concreto, deixem mensagem que ainda tento colocar uma análise.

Bons negócios!

22 de fevereiro de 2013

Dax e Ftse - visão de curto prazo

Duas ideias para um trade de curto prazo no Dax e no Ftse100.

Dax - gráfico 4h

Ftse100 - gráfico 4h

Sinais de mudança no EURO?

Ontem parece que foram dados sinais de que a tendência de médio prazo poderá mudar no euro. 

O EURJPY e o EURUSD quebraram a linha de tendência de médio prazo. Esta quebra precisa de ser confirmada no dia de hoje, mas o sinal de partida parece estar dado. Quanto ao EURGBP o sinal está na divergência negativa que se está a formar e que a confirmar-se pode provocar interessantes correcções no par.

EURGBP - gráfico diário

EURJPY - gráfico diário

EURUSD - gráfico diário

21 de fevereiro de 2013

EURUSD e EUJPY - a meio caminho

O EURUSD encontra-se a meio caminho do target de um triângulo descendente ativado ontem.

Curiosamente esta correção/inversão de tendência de médio prazo, acontece após um toque na zona que considero a fronteira entre um Bear e um Bull market (linhas horizontais verdes do gráfico semanal). Desde que negoceio este cross que tenho lá essa linhas. Em termos técnicos não têm tido grande valor, mas...é a minha fronteira.  8-)
Este ponto dos 1,313 é para se ter em consideração. Caso quebre conto com uma visita aos 1,299 ou mesmo mais abaixo aos 1,28XX.

gráfico semanal
 
gráfico diário
gráfico 4 horas

O EURJPY possui uma possível bandeira.

Essa possível bandeira tem um timming perfeito para o gráfico de 4 horas. Mas existe um pequeno "problema": o seu mastro. Onde começa?

Bem eu estou a considerar o ponto de partida nos 117,03. Considerando este valor, hoje foi atingido um valor fundamental para a bandeira: os 122,3. Correspondem aos 50% de retracement, % que considero fundamental não ser quebrada para a bandeira continuar a poder ser viável.

No gráfico diário também se pode considerar essa bandeira, no entanto pode faltar consistência devido ao números de dias que ela leva de formação.

Relativamente à LTA tens toda a razão. Ela sendo quebrado pode levantar bastante a moral dos ursos. Mas...

...considero a sua inclinação demasiado brusca, por isso a sua quebra acaba por perder um pouco a "carga" favorável aos curtos. E depois, essa rutura até acontece junto de uma importante resistência. Este fator também contribui para arrefecer os ânimos.
Resumindo: a bandeira está na eminência de poder deixar de fazer sentido, mas a quebra da LTD não significa que a forte tendência de médio prazo esteja fortemente ameaçada. Caso se confirme estes 2 casos, então a zona dos 120,xx assume uma interessante importância.

Fica o gráfico semanal (penso que dá melhor a ideia da inclinação da LTA) e o de 4 horas.
gráfico semanal

gráfico 4 horas


EURJPY e EURUSD estão a quebrar as LTA's

Estes gráficos ainda não têm a sessão de hoje, mas a vela diária de hoje está a dar sinais que as linhas de tendências ascendentes do eurusd e do eurjpy irá ser quebrada. A quebra destas linhas será um sinal que o euro poderá ter um vento de mudança na tendência em relação a estes dois pares.

Se a este sinal acrescentarmos o facto de que os índices estão a dar sinais que podem quebrar as linhas de tendências apresentadas ontem, podemos estar perante uma mudança de tendência que marcará os próximos meses.

EURJPY - gráfico semanal

EURJPY - gráfico diário

EURUSD - gráfico semanal

EURUSD - gráfico diário

20 de fevereiro de 2013

As LTA's estão a marcar a tendência

As Linhas de tendência estão a marcar claramente a tendência de todas estas subidas nos índices  Em alguns indices, nomeadamente nos europeus essa situação é clara e com linhas de tendência de médio prazo, já nos americanos as lta's são de mais curto prazo.

Só quando essas linhas de tendência forem quebradas é que podemos ter a sinalização de um movimento de  inversão da tendência, até que isso aconteça os touros controlam totalmente a situação. 

Cac - gráfico diário

Dax - gráfico diário
Ftse - gráfico diário

Ibex - gráfico diário

Nasdaq100 - gráfico diário

Nikkei - gráfico diário

SP500 - gráfico diário

7 de fevereiro de 2013

S&P 500 - touro indomável

O principal índice americano continua muito forte, na sua evolução para norte. Negoceia a uma curta distância dos seus máximos históricos, apenas a +- 40 pontos dos picos dos Bull Markets que terminaram em 2000 e 2007.

gráfico semanal 1998-2013
Penso que este fator é por si só um motivo para deixar muitos investidores desconfiados se não estamos a chegar ao fim de um novo Bull Market. Será?

Técnicamente não encontro nenhum sinal de fraqueza, em qualquer time frame. O gráfico semanal continua muito Bullish. A próxima resistência está, tal como já referi a +-40 pontos de distância, os indicadores tendências e oscilatórias estão claramente touros e sem qualquer sinal de fadiga. Aliás, o sinal dado no final de Dezembro, que eu deixei como possível nesta mensagem no dia 3 Dezembro, continua a produzir os seus efeitos. A média móvel 14 no indicar RSI 14 está bem longe do seu valor atual. Enquanto ela não for quebrada em baixa, não acredito sequer em grandes correções. Reparem nos gráficos abaixo expostos, tendo especial atenção às setas verdes e vermelhas.

gráfico semanal 2007-2013
gráfico semanal 2008-2013 do indicador RSI 14
O gráfico diário do S&P 500 apresenta caraterísticas diferentes do semanal e deu alguns sinais de uma correção para breve. Até que valores? Os 1475 pareciam perfeitamente ao alcance dos ursos. A sessão de segunda feira parecia confirmar isso mesmo, ao formar uma vela idêntica à da sessão anterior, com a agravante de ter fechado abaixo da abertura anterior. 
gráfico diário
Para além dessas velas, os indicadores estão bastante esticado (até a média móvel 14 no RSI 14 está acima da sua cotação). No entanto, existia/existe um sinal que não está ser dado. O volume saturado. Eles continuam estáveis, mesmo acima da sua média. 

Neste contexto lembro um desafio que deixei no dia 15 de Fevereiro de 2012, portanto há quase uma ano, nas mensagens exercício 1 e sua explicação. É verdadeiramente impressionante as suas semelhanças. Neste ponto, gostava imenso de ler comentários ao que acabei de comparar por quem ainda "me está a ler". :)

Para mim podemos estar a assistir a mais um momento de conjunto de velas dentro daquelas bolinhas verdes, que tenho feito questão de ir deixando no gráfico diário. O que elas significam? Basicamente repouso para novo arranque a favor da tendência de médio prazo.

Estes repousos têm permitido a formação de contínuos retângulos, muito bem identificados no gráfico de 4 horas. Reparem na sucessão dessas figuras desde o inicio de Janeiro.

gráfico 4 horas
O target deste retângulo é de 18 pontos, o que atira o target para os 1533 ou 1477 pontos.

Para terminar esta longa mensagem deixo mais duas referências: o vix e as industrys do S&P 500.

O vix na minha opinião não podia estar mais Bullish. Quebrou uma forte e histórica zona de suporte nos +- 15 pontos e esta semana fez inclusive um pulback a esses valores. Enquanto ele estiver abaixo dessa referência não esperem fortes quedas, apenas meras correções.



Já as Industrys estão todas muito fortes, algumas mesmo em máximos históricos, apenas a tecnhology pressiona bastante o índice. Apesar de tudo, existem algumas com divergências nos seus gráficos diários, nomeadamente a Financials e a Health Care. Este fator pode originar realmente uma correção no índice. Mas tal como escrevi acima, em momento muito Bullish é necessário cautelas para negociar divergências.

O que me faz mudar de opinião relativamente a toda esta vasta análise? No curto espaço de tempo a quebra do suporte do retangulo acima referido (portanto os 1495 pontos). No diário a quebra dos 1475 pontos e finalmente viro Urso por um período alargado caso o valor do RSI 14 ultrapasse para sul a sua média móvel 14 no gráfico semanal.