7 de fevereiro de 2013

S&P 500 - touro indomável

O principal índice americano continua muito forte, na sua evolução para norte. Negoceia a uma curta distância dos seus máximos históricos, apenas a +- 40 pontos dos picos dos Bull Markets que terminaram em 2000 e 2007.

gráfico semanal 1998-2013
Penso que este fator é por si só um motivo para deixar muitos investidores desconfiados se não estamos a chegar ao fim de um novo Bull Market. Será?

Técnicamente não encontro nenhum sinal de fraqueza, em qualquer time frame. O gráfico semanal continua muito Bullish. A próxima resistência está, tal como já referi a +-40 pontos de distância, os indicadores tendências e oscilatórias estão claramente touros e sem qualquer sinal de fadiga. Aliás, o sinal dado no final de Dezembro, que eu deixei como possível nesta mensagem no dia 3 Dezembro, continua a produzir os seus efeitos. A média móvel 14 no indicar RSI 14 está bem longe do seu valor atual. Enquanto ela não for quebrada em baixa, não acredito sequer em grandes correções. Reparem nos gráficos abaixo expostos, tendo especial atenção às setas verdes e vermelhas.

gráfico semanal 2007-2013
gráfico semanal 2008-2013 do indicador RSI 14
O gráfico diário do S&P 500 apresenta caraterísticas diferentes do semanal e deu alguns sinais de uma correção para breve. Até que valores? Os 1475 pareciam perfeitamente ao alcance dos ursos. A sessão de segunda feira parecia confirmar isso mesmo, ao formar uma vela idêntica à da sessão anterior, com a agravante de ter fechado abaixo da abertura anterior. 
gráfico diário
Para além dessas velas, os indicadores estão bastante esticado (até a média móvel 14 no RSI 14 está acima da sua cotação). No entanto, existia/existe um sinal que não está ser dado. O volume saturado. Eles continuam estáveis, mesmo acima da sua média. 

Neste contexto lembro um desafio que deixei no dia 15 de Fevereiro de 2012, portanto há quase uma ano, nas mensagens exercício 1 e sua explicação. É verdadeiramente impressionante as suas semelhanças. Neste ponto, gostava imenso de ler comentários ao que acabei de comparar por quem ainda "me está a ler". :)

Para mim podemos estar a assistir a mais um momento de conjunto de velas dentro daquelas bolinhas verdes, que tenho feito questão de ir deixando no gráfico diário. O que elas significam? Basicamente repouso para novo arranque a favor da tendência de médio prazo.

Estes repousos têm permitido a formação de contínuos retângulos, muito bem identificados no gráfico de 4 horas. Reparem na sucessão dessas figuras desde o inicio de Janeiro.

gráfico 4 horas
O target deste retângulo é de 18 pontos, o que atira o target para os 1533 ou 1477 pontos.

Para terminar esta longa mensagem deixo mais duas referências: o vix e as industrys do S&P 500.

O vix na minha opinião não podia estar mais Bullish. Quebrou uma forte e histórica zona de suporte nos +- 15 pontos e esta semana fez inclusive um pulback a esses valores. Enquanto ele estiver abaixo dessa referência não esperem fortes quedas, apenas meras correções.



Já as Industrys estão todas muito fortes, algumas mesmo em máximos históricos, apenas a tecnhology pressiona bastante o índice. Apesar de tudo, existem algumas com divergências nos seus gráficos diários, nomeadamente a Financials e a Health Care. Este fator pode originar realmente uma correção no índice. Mas tal como escrevi acima, em momento muito Bullish é necessário cautelas para negociar divergências.

O que me faz mudar de opinião relativamente a toda esta vasta análise? No curto espaço de tempo a quebra do suporte do retangulo acima referido (portanto os 1495 pontos). No diário a quebra dos 1475 pontos e finalmente viro Urso por um período alargado caso o valor do RSI 14 ultrapasse para sul a sua média móvel 14 no gráfico semanal.

3 comentários:

  1. Análise mais clara acho que nem na farmácia :)

    ResponderEliminar
  2. o zecatreca voltou ao caldeirao apesar das suas promessas, o ulisses e' que se deve estar a rir, haha

    ResponderEliminar