Começo esta analise com uma confissão. Do ponto de vista técnico este par não me fascina, pelo menos nos últimos meses.
O par do Euro com o Franco Suíço teve um longo período de lateralização (equilíbrio), entre 1996 e 2008, com uma amplitude normal: +-1,70/1,45.
gráfico mensal 1996-2012 |
Em 2008 o suporte dos +-1,40 é testado com sucesso, mas acaba por ceder no início de 2010. Os ursos assumem o poder em todos os horizontes temporais até Agosto passado. O par atinge praticamente a paridade, pela primeira vez na sua historia, durante esse mês, depois de sofrer uma desvalorização de +-35% durante os últimos 2 anos.
gráfico semanal 2007-2012 |
No passado dia 6 de Setembro, o banco central suíço (SNB) assume uma interversão no mercado com o objectivo da desvalorização do Franco Suíço. Inclusive define um valor mínimo para o par EURCHF: 1,20.
Esse dia activa uma enorme H&S invertido. A sua projecção é alcançada apenas em 1/3.
Nos últimos 3 meses de 2011 o par tentou quebrar a forte resistência dos 1,248 sem sucesso. A meio de Janeiro quebra o suporte (nos 1,213) do rectângulo onde andou a lateralizar desde Outubro de 2011 (basicamente a primeira barreira de defesa antes da meta mínima estabelecida pelo SNB). A projecção desta figura é de +-330 pips, o que atira o target para os +-1,177.
gráfico diário |
Desde o final de Dezembro passado, o EURCHF vem evoluindo dentro de um canal descendente, bem visível no gráfico de 4 horas. Desde o final da semana passada está a testar a linha superior, que também se transformou numa LTD.
gráfico 4 horas |
Neste momento está a evoluir entre a LTD e uma recente LTA.
Apesar deste canal, a tendência dominante é lateral. Por este motivo o indicador oscilatório RSI tem proporcionado excelentes pontos de entrada, sempre que se aproxima dos 70 ou 30 pontos.
Os pontos a vigiar são: LTD neste momento nos 1,207, zona agora de resistência 1,213 e os 1,20 (apesar de tecnicamente este valor não representar um grande suporte). A quebra deste ultimo valor poderá ser um sinal interessante para os ursos.
Confesso que não considero este par muito atraente. Não é muito técnico em time frames mais curtos, apesar de no gráfico diário respeitar os suportes, resistências e actualmente a LTD..
Sem comentários:
Enviar um comentário