8 de março de 2012

USDJPY - maré contra a longínqua corrente

Como é a primeira analise a este par aqui no blogue, penso ser interessante deixar um pouco da sua história.

Ela é facilmente relatada. Os últimos 26 anos do par USDJPY têm sido sempre inclinados para sul.

gráfico mensal 1985-2012
A conquista de território pelo imperador Urso foi intensificada entre 2007 e 2011, alcançando mesmo mínimos históricos durante 2011.

gráfico semanal 2007-2012
Apesar desse mínimo histórico ter sido alcançado em 31 de Outubro de 2011, o último semestre foi marcado por uma lateralização. Apesar de algumas intervenções do banco central japonês, o USDJPY não consegui sair do amplo range +-80,2/76,0.

gráfico diário
O primeiro sinal de força dado pelos touros foi na quebra da LTD de longo prazo, com 5 anos de existência, no dia 16 de Fevereiro passado. Passado 7 sessões consegue finalmente quebrar a zona de resistência do range acima referido. O target deste retângulo é de +-400 pips, o que atira o target para os +-84,00.

Esta semana começou com correcção técnica, perfeitamente normal. Ela foi sinalizada por uma divergência negativa entre o RSI e a cotação nos últimos 2 highers highs. Será muito interessante acompanhar este final de semana. Hoje negoceia novamente perto de máximos, com a divergência a poder ser confirmada ou anulada.

Observando mais de perto, o gráfico de 4 horas, existe um possível triângulo ascendente. A sua projecção é de +-160 pips, o que atira o target para os +-83,20.

gráfico 4 horas
A zona de resistência 81,8/81,6 terá a ultima palavra.

Investir no mercado cambial contra fortes tendências, pode significar grandes perdas de capital. Neste momento, a curto e médio prazo dominam os touros. A longo prazo, o cenário fica igualmente favorável a eles acima dos distantes +-88,XX. Resta vigiar os recentes máximos (onde foi construída a divergência negativa acima referida) e a agora zona de suporte dos +-80,2. 

2 comentários:

  1. Obrigado Paubo pela excelente análise, aliás como todas as outras.
    Olhando o gráfico do dollar index diria que o mesmo neste momento tem tudo para subir, quebrou a ltd, testou, e rally. Daí achar que dificilmente o euro seguirá para norte nestas condições, tal como todos os outros pares contra o usd.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada malds,

    A mim parece que o dollar index está a lateralizar num range relativamente pequeno. Neste momento testa a zona de resistência.

    Curiosamente eu acho que a bola ainda está do lado Bear. Durante fevereiro fez sucessivos lowers lows e ainda não conseguiu inverter isso. Mesmo que consiga pode vir a formar uma broadening. Neste caso, aponto para figura de continuidade de tendência....

    ...mas primeiro tem de fazer novo higher high. Vamos ver.

    Eu gosto de analisar esse indice ao fim de semana. Sem o ruido dos mercados a funcionarem...

    ResponderEliminar