O USDCHF continua a possuir uma enorme correlação inversa com o EURUSD, sendo por isso bastante interessante acompanhar a sua evolução, mesmo não o negociando. Atualmente está a atravessar um momento de mais fácil leitura do que cross da moeda europeia.
A tendência de muito longo prazo continua claramente descendente, negociando ainda encostado à histórica e psicológica zona de resistência, perto da paridade.
gráfico semanal 2001-2012 |
Apesar dessa tendência a favor dos longos, o grafico diário têm vários aspetos técnicos que colocam em perigo esses domínio. A luta está a ser enorme na casa dos +-0,97, com uma pressão brutal sobre os touros. Ele possui um possível H&S (tal como o EURUSD) com target nos +-0,93X e a referida LTA tem praticamente confirmada a sua quebra (o EURUSD tem uma LTA no gráfico diário ainda algo distante dos valores atuais).
gráfico diário |
Observando o gráfico de 4 horas, este cross vem evoluindo dentro de um canal descendente, encontrando a zona de suporte dos 0,970/0,966 um excelente muro de proteção aos ursos. Pelo meio quebrou uma LTA que vinha acompanhando o cross desde final de Abril (o EURUSD está encostado a uma LTA no gráfico de 4 horas).
Tenho visto referências a uma possível bandeira, mas eu não a considero. Porquê? A sua projeção é de +-500 pips e o topo da suposta bandeira já alcançou em baixa +-60% desse valor, o que retira bastante peso e capacidade a essa figura.
gráfico 4 horas |
Observando ainda mais de perto, o gráfico de 1 hora, existe mais uma forte figura já ativa a favor dos ursos: um pequeno H&S e que se encontra aproximadamente 80% da sua projeção já alcançada.
gráfico 1 hora |
Resumindo: é fundamental para os longos a zona de suporte 0,970/0,966 não quebrar, caso contrário a sua tendência ascendente de médio e longo prazo fica seriamente comprometida.
Sem comentários:
Enviar um comentário