Na 14ª edição dos discos pedidos vençeu o Ouro. Fica a sua análise.
O gráfico dos últimos 10 anos do XAUUSD é brutal. Em Janeiro de 2002 o ouro valia +-280 USD e em 2011 atinge os impressionantes 1 900 USD! Claramente o ativo mais Bullish que eu acompanho.
gráfico semanal 2002-2012 |
No entanto, algo tem vindo a alterar desde esses máximos históricos. Na ultima mensagem do ouro, no passado dia 14 de Março, escrevi:
- os gráficos do XAUUSD vêm apresentando alterações desde Agosto do ano passado. Durante uma década só apresentavam LTAs bem definidas e algumas resistências. Nestes últimos meses apareceu uma LTD e começou a ganhar importância um suporte.
- o seu Bull Market ainda não foi colocado em causa, mas a tendência de médio e curto prazo é agora neutra.
Neste momento, a tendência dos últimos 3 meses está Bearish e continua neutra no médio prazo. Basicamente lateraliza entre os 1 600 USD e os 1 550/1 525 USD desde Outubro passado..
gráfico semanal 2009-2012 |
Depois de ter ativado a Broadening que assinalei na ultima mensagem, o seu target já foi ultrapassado. Hoje é o terceiro dia consecutivo que negoceia abaixo de uma LTA com 1 ano de existência. Caso se confirme esta quebra, será a segunda LTA de longo prazo quebrada nos últimos meses. Tal como é visível no gráfico semanal, no final de 2011 foi quebrada uma LTA com 3 anos de existência. Algo que nunca tinha sucedido nos últimos 10 anos.
gráfico diário |
Os seus indicadores técnicos estão bastantes esticados. O RSI está bastante sobrevendido e o ADX está em zonas onde costuma acalmar, mas isso pouco ou nada deve influenciar a sua evolução ou mesmo a abertura/fecho de posições. Por exemplo, em 2011 o RSI passou grande parte do tempo sobrecomprado e a cotação sempre a valorizar.
Observando mais de perto, o gráfico de 4 horas, esta semana foi atingido o target de um triângulo descendente.
gráfico 4 horas |
Neste momento pode estar a fazer uma pequena rising wedge, que pode levar novamente a cotação para junto dos recentes minimos.
gráfico 1 hora |
Curiosamente uma nova visita aos mínimos até pode ser interessante. Pode provocar uma divergência positiva entre a cotação e o RSI, quer no gráfico de 1 hora, quer no de 4 horas.
Caso se confirme esta divergência, pode estar aqui um bom ponto de entrada para uma correção que me parece perfeitamente normal existir nesta forte zona de suporte.
No entanto, é fundamental vigiar esta zona de suporte entre os 1 550 e os 1 525 USD. A sua quebra pode implicar uma queda até zonas próximas dos 1 400 USD.
Resumindo, zonas a vigiar:
- confirmação da quebra da LTA
- zona de suporte entre os 1 550 e os 1 525 USD
- zona de resistência nos +-1 620 USD
Sem comentários:
Enviar um comentário