A pedido do leitor deste blogue (F. Pinto) deixo uma analise ao indice Russell 2000. Confesso que é a primeira vez que observo estes gráficos, mas é por este motivo que considero fascinante participar num blogue aberto a opiniões e partilha das mesmas. Desta forma consigo abranger uma amplitude bem mais significativa de ativos. Obrigado!
Este indice mede o desempenho das small-cap do universo de ações dos EUA.
Este índice tem uma particularidade interessante, comparando com o seu primo mais imponente, oS&P 500. OS máximos de 2008 foram ultrapassados em 2011, mas em 2012 ainda não conseguiu superar os do ano anterior. O S&P 500 já atingiu maximos superiores ao ano passado, mas ainda negoceia quase 10% abaixo de 2008.
Regressando ao Russell 2000, a sua tendência de médio e longo prazo é claramente ascendente, enquanto nos últimos 3 meses está neutra.
gráfico semanal 2008-2012 |
O seu gráfico diário apresenta uma figura bastante preocupante para os touros: um possível H&S. A sua projeção é de 70 pontos, o que atira o target para os +-710 pontos.
gráfico diário |
Pelo caminho existe uma ampla e forte zona de suporte, entre os 760 e os 730 pontos, que pode servir de amparo e proteção.
Os volumes vêm sendo abaixo da sua média, sendo por isso muito importante monitorizar a sua possível alteração na quebra da neckline.
Sem comentários:
Enviar um comentário