Tal como o J Alves referiu na anterior mensagem do DAX, a europe vive um momento particularmente nervoso e indefinido. Os gráficos dos vários índices europeus refletem isso mesmo. Por vezes criam-se espetativas ascendentes, mas rapidademnete os ursos voltam a mostrar as suas garras.
O índice holandês apresenta, apesar de tudo, uma tendência ascendente no muito longo prazo, muito bem demonstrada pela LTA com 3 anos de existência. No entanto, a tendencia do ultimo ano e meio é descendente, tal como no curto prazo. Nos ultimos 9 meses (médio prazo) considero o AEX neutro.
gráfico semanal 2008-2012 |
No inicio deste mês os touros do AEX deram um importante sinal de força ao quebrarem uma LTD de curto prazo. Este movimento ascendente foi sinalizado por divergencia positiva entre a cotação e o RSI e/ou o MACD.
A valorização foi interessante, chegando a atingir +- 9% no final da semana passada. No entanto, ao entrar em contacto com a forte zona de resistência, entre os 307 e os 301 pontos, entrou em correção.
Apesar destes sinais, estou com bastantes dúvidas neste índice (tal como no BEL20, DAX, FTSEMIB e mesmo no inglês FTSE). Existe uma possível Bearish flag (em todos eles) com +-30 pontos de projeção (projeção minima, porque podia apontar bem mais para cima e referir 55 pontos). O seu target é atirado para os +-275 pontos. Mais abaixo existe a fundamental zona de resistência dos 270/266 pontos.
gráfico diário |
É verdadeira importante o AEX não começar a formar lowers lows relativos, isto é, não fechar abaixo dos 293 pontos. Caso contrario a bandeira pode ser mesmo considera ativa.
Sem comentários:
Enviar um comentário