Esta é a primeira vez que analiso a JMT neste blogue. Por este motivo vou deixar uma visão um pouco mais ampla.
A Jerónimo Martins é um caso muito especial da nossa bolsa.
O seu Bull Market começou em 2003 e nunca mais parou. Apenas sentiu o efeito do anterior Bear Market dos mercados em geral no final de 2008, inicio de 2009. Nessa altura sofreu uma perda de 50% do seu valor, tendo quebrado uma LTA com 6 anos de existência. O suporte dos 3 € aguentou as quedas. Por este motivo considero apenas uma pausa no crescimento, apesar das perdas terem sido consideráveis.
gráfico semanal 2000-2012 |
Quando quebrou a resistência dos 6,50 € começou a formar uma nova LTA que leva neste momento 2 anos e meio de existência.
A JMT entre Novembro de 2010 e Outubro de 2011 andou praticamente a negociar em ranges bem definidos. A sua quebra implicava praticamente as projeções dos mesmos serem alcançados. Em Outubro de 2011 formou uma terceira zona de toque na linha de tendência ascendente de longo prazo e ao mesmo tempo foi formando constantes lowers highs relativos até Abril de 2011.
Nos últimos 2 meses andou a lateralizar entre os +-14,25 e os +-13,25.
gráfico diário |
Hoje fechou novamente encostada a essa linha de tendência ascendente de longo prazo e ativou um pequeno triângulo simétrico, com 1 euro de projeção (target +-12,95).
gráfico diário |
Basicamente o target do referido triângulo fica junto do suporte dos 13,25 e do ultimo lower low.
Caso a LTA seja quebrada é fundamental que este suporte não ceda. Caso contrario está confirmado uma alteração de forças no médio e longo prazo. Algo muito raro e estranho na JMT.
Perante este cenário considero bastante arriscado abrir posições longas atualmente, podendo mesmo ficar interessante trades curtos abaixo dos 13,25.
belissima análise Paubo! os meus parabéns!
ResponderEliminar