30 de julho de 2012

S&P 500 - target 1435 pontos

O S&P 500 teve um final de semana fabuloso, fechando dentro de uma histórica e forte zona de resistência entre os 1421 e os 1370 pontos. Esta zona foi fundamental entre 1999 e 2001, tal como entre 2006 e 2008. Estes períodos marcaram basicamente o final dos enormes Bull Markets e o inicio dos consequentes Bears Markets. Curiosamente podem ser considerados de lateralização.

gráfico semanal 1998-2012
Apesar dos touros terem sofrido sustos brutais, entre Maio e Junho de 2010 (primeiro momento de crise provocado pelas dividas publicas europeias) e entre Julho e Setembro de 2011 (descida dos ratings de grandes potencias mundiais), continuam a produzir sucessivos highers highs e highers lows desde o inicio de 2009, bem visíveis no gráfico semanal.

No anterior Bull Market o índice demorou 4 anos (2002-2006) a atingir a referida zona de resistência. No actual demorou 3 anos.

gráfico semanal 2009-2012
Nos últimos 2 meses o S&P 500 vem evoluindo dentro de uma canal ascendente. Inicialmente podia transmitir a ideia de poder estar a formar uma bandeira. No entanto, quando foram atingidos os +-1375 pontos, esse possível padrão perder relevância ou força. O topo ficou demasiado perto do inicio do mastro.

gráfico diário
Tenho visto algumas analises a referirem para além da referida bandeira, duplos topos ou mesmo um H&S. Não acreditei neles devido ao volume não corresponder.

Aliás, observando o gráfico de 4 horas em CFDs, desde o final de Junho o indíce andou a lateralizar dentro de um interessante retângulo, quebrado na passada sexta-feira (falso break?).

gráfico 4 horas CFD
A projeção deste retângulo é de +-55 pontos o que atira o target para os 1435 pontos, caso se confirme o breakout para norte.

Observando ainda mais de perto, o gráfico de 1 hora, ele pode estar neste momento a fazer uma pequena rising wedge. O seu target é atirado para os +-1390 pontos.

gráfico 1 hora CFD
Caso se confirme esta cunha, o S&P 500 pode sofrer uma divergência negativa entre a cotação e o RSI, que o pode levar a sofrer nova correção (parece-me bastante provável). E até onde pode ir esse movimento descendente?

Continuando a observar o gráfico de 4 horas em CFDs, os +-1360 são um pequeno suporte e coincidem com os 38,2% de retracement de fibonacci, relativamente ao movimento entre a resistência e zona de suporte identicada anteriormente (retângulo).

Por estes motivos espero ver em breve (poucas semanas) o S&P 500 perto dos 1435 pontos.

26 de julho de 2012

Nasdaq Composite - quase fotocópia do NDX

A pedido de um colega de bolsa, deixo uma breve analise ao Nasdaq Composite.

Encontro ligeiras diferenças no gráfico de longo prazo, mas tudo o que escrevi na mensagem anterior do Nasdaq 100 é aplicavél a este índice, principalmente no médio e curto prazo.

Apenas uma diferença: apesar de estar também num retângulo, deixou um higher low no ultimo pico e por isso não quebrou a LTD de curto prazo.

gráfico semanal 1998-2012
gráfico diário

Nasdaq 100 - teste à LTA de longo prazo

A pedido de um leitor deste blogue, deixo uma análise ao Nasdaq 100.

O Nasdaq 100 tem estado indefinido, andando a negociar num range de +- 150 pontos.Ontem fecho encostado à LTA de muito longo prazo, com 3 anos e meio de existência.

gráfico semanal 2007-2012
Nas ultimas semanas vem deixando constantes highers higs e lowers highs relativos e na semana passada quebra mesmo uma LTD de curto prazo. No entanto, considero que está num retângulo. Ontem tocou na referida LTA de muito longo prazo e deixou um doji. Swing Day, para ir fechar o gap deixado aberto segunda-feira passada?

Tenho visto algumas analises a referirem uma possivel bandeira. Sinceramente não acredito nela. Porquê? O topo da mesma está muito próximo do inicio do mastro. Este fator retira muita força a uma Flag.

Tanbém já vi a referência a um possível H&S. Tecnicamente também não acho correto. Os volumes não correspondem.

gráfico diário
Observando o gráfico de 4 horas (a penúltima vela está obviamente errada), ele levou um grande esticão para norte nas últimas 3 horas. Neste momento aproxima-se a grande velocidade de uma zona de resistência intermédia, entre os 2600 e os 2590 pontos.

gráfico 4 horas
Suportes e resistências que identifico dentro deste retângulo:
  • zona de suporte 2525-2510 (muito importante ser vigiada)
  • suporte 2550
  • zona de resistência 2600-2590
  • resistência +-2630
  • resistência +-2660 (muito importante ser vigiada)
Este continua a ser o ativo que mais negoceio. Estou longo a 2552, com stop profit para metade da posição a 2595 e stops nos 2560. Espero conseguir reforçar algures dentro deste intervalo.

Para terminar deixo uma pequena referência a uma divergência positiva no gráfico de 4 horas. Normalmente abro posições nestas situações junto de suportes. Neste caso duvidei bastante dela devido a ter sido formada com um forte gap down. Achei muito provável ele ser fechado, mas não o suficiente para considerar nova visita a esta zona de resistência.

EURUSD - ativação de figuras bullish

Durante esta semana tenho andado um pouco afastado dos mercados. Motivo: férias intermitentes. No entanto, ao final do dia fui observando, um pouco na diagonal, os gráficos.

Ontem tinha desenhado uma possível Broadening Bottom no gráfico de 4 horas. A sua projeção é de 135 pips o que atira o target para os 1,232. Achei esta bastante mais provável do que a ultima por mim assinalada, devido à divergência positiva no últimos lowers lows (bastante próximos).

gráfico 4 horas
Hoje de manhã também podia ser desenhado um H&S invertido, com um target ligeiramente mais abaixo do que a primeira figura referida, nos 1,229. Ambos as figuras são de reversão.

Estou bastante curioso para ver como o EURUSD reage a esta zona de resistência, entre os 1,228 e os 1,239. Curiosamente o mínimo alcançado esta semana era precisamente o target do triângulo simétrico observado no gráfico diário, nos 1,208.

gráfico diário

Para terminar deixo uma ligeira referencia ao gráfico semanal (não apresenta o movimento de hoje). A divergência positiva neste time frame continua, apesar de no diário ela ter esfumado...

gráfico semanal 2008-2012

Lá se foi o meu afastamento dos mercados financeiros, que tinha imposto por 3 semanas...ao fim de meros 4 dias!

20 de julho de 2012

Bullish setups - cotadas americanas

Em plena Earning Season, deixo ficar gráficos de cotadas americanas que me parecem estarem num ponto bastante interessante para entradas longas. Algumas devem sofrer pequenas correções, outras prestes a explodirem LTDs de médio e longo prazo e resistências históricas ou intermédias. Caso seja pretendido uma analise mais aprofundada, podem deixar um comentário nesta mensagem.

Deixo 3 cotadas pertencentes à Industry Techonoly (EMC, GOOG e MSFT), uma à Health Care (JNJ), uma à Insdustrials (MMM) e finalmente uma à Oil & Gas (HAL).

EMC - apresenta resultados no próximo dia 24 antes da abertura do mercado. Encostada à resistência/neckline de um possível duplo fundo, acaba de quebrar uma LTD de curto prazo.

gráfico semanal 2008-2012
gráfico diário
GOOG - apresentou resultados ontem acima do esperado, fechando encostada à resistência depois de ter sido "empurrada" pela LTA de muito longo prazo.

gráfico semanal 2004-2012

gráfico diário
MSFT - apresentou resultados ontem, depois do fecho do mercado. A caminhar novamente para a histórica zona de resistência, quebrando ontem uma LTD de curto prazo.

gráfico semanal 2001-2012

gráfico diário
 JNJ - já aqui apresentada esta semana, antes da apresentação de resultados, sem grandes novidades.

gráfico semanal 2007-2012
gráfico diário
MMM - apresenta resultados no próximo dia 26 antes da abertura do mercado. Encostada ao limite superior da histórica zona de resistência.

gráfico semanal 2003-2012
gráfico diário
HAL - apresenta resultados no próximo dia 23 antes da abertura do mercado. Ontem fechou acima da neckline de um H&S invertido (só faltou o volume) e encostada a uma LTD de longo prazo.

gráfico semanal 2007-2012
gráfico diário

19 de julho de 2012

EURUSD - breve update

A correção provocada pela divergências positivas nos gráficos diários estão a ser menores do que esperava.

gráfico diário
Neste momento começo a não considerar válida a broadening que venho assinalando. Mas também não acredito num possível triângulo ascendente que aparece no gráfico de 1 hora, baseada numa recente LTA.

Figura de continuidade a fazer de reversão...quase sempre são desmontadas. E depois não acredito numa LTA com 3 toques muito seguidos em gráficos de 1 hora. Por norma, ela é quebrada ao 4 toque. Isto significa nova visita aos 1,217 pelo menos. Será? Bem sempre pode criar um retângulo com suporte nos +-1,221.

gráfico 1 hora
Então o que esperar? Se o retângulo quebrar, os +-1,217 serão visitados e dificilmente irão aguentar nova pancada. Assim, devemos começar a pensar no target da "antiga" bandeira nos 1,17X.


Ouro e Prata - diferentes tendências

O ouro (XAUUSD) continua a apresenta uma tendência ascendente no muito longo prazo, tendo conseguido manter-se acima da importante zona de suporte entre os 1550 e os 1525 USD.

gráfico semanal 2007-2012
No longo e médio prazo a tendência é descendente, mas nos últimos meses existe um equilíbrio de forças. Ele está a negociar entre uma LTD com 5 meses de existencia e uma recente LTA. Podia referir um triângulo simétrico com 130 USD de projeção. No entanto, a sua validade em termos temporais acabou, o que retira peso a esta figura. Estou bastante curioso para observar qual quebra primeiro...Os indicadores técnicos estão em modo neutro, quer os oscilatórios quer os tendenciais. Em times frames mais pequenos também não existe nenhum sinal significativo.

gráfico diário
A prata (XAGUSD) está neutra no muito longo prazo, mas é completamente dominada pelos ursos em todos os horizontes temporais mais pequenos.

gráfico semanal 2007-2012
Desde o final de Junho negoceia junto do importante suporte dos +-26,30 e abaixo de uma LTD com 4 meses de existência (tal como da LTD com 2 anos). Lembro que em Junho foi ativada uma bandeira com 8,54 USd de projeção, que foi confirmada por um pullback à sua neckline já este mês.

gráfico diário
Nos últimos dias vem lateralizando num pequeno intervalo, entre os 27,60 e os 26,60.

gráfico 4 horas
Caso os 26,30 quebrem, o próximo suporte encontra-se nos +-19,50, valor abaixo do target da bandeira (+-21,00 USD).

Light Sweet Crude Oil - ativar um H&S invertido?

O crude sofreu uma pesada desvalorização nos últimos 6 meses. No entanto a tendência de longo prazo continua ascendente, muito bem demonstrada pela ainda válida LTA com 3 anos e meio de existência.

gráfico semanal 2008-2012
Hoje pode estar a ativar um H&S invertido, que vem sendo formado desde o inicio de Junho. A sua projeção é de 10,85 USD, o que atira o target para os 101 USD.

gráfico diário
Pelo meio existem duas resistências que podem dificultar a sua progressão. A primeira nos 92,30 e a segunda nos 95,30. Estas podem permitir um pullback à neckline, constituindo assim um bom momento para entrar longo.

17 de julho de 2012

Earnings Season - KO, JNJ, GS

Hoje existem 3 empresas importantes nas suas Industrys a apresentarem resultados antes da abertura do mercado. A JNJ encontra-se mesmo no top 10 de empresas com maior Market Cap do S&P 500. Vou deixar uma breve e sucinta analise a estas 3 cotadas.

JNJ - a Industry Health Care é claramemente a mais Buliish neste momento (está em máximos históricos) e a que mais tem provocada valorização no S&P 500.

A JNJ não é lider nesse crescimento (é a MRK), mas pode dar novo empurram para norte. Está muito próxima dos seus máximos históricos e junto de uma fortíssima zona de resistência. Apesar de ter valorizado +-10% no ultimo mês, aparenta estar com força para poder superar esta zona. No entanto, pode sofrer uma pequena correção antes de novas conquistas, de forma a recuperar energias.
gráfico semanal 2006-2012 Industry Health Care
gráfico semanal 2003-2012 JNJ

gráfico diário JNJ

GS - pertence à Industry Financial e ao supersector General Financial. Foi esta Industry a fornecer o combustível para a subida da passada sexta~feira no S&P 500, mas neste momento encontra-se em território neutro, ainda sob a forte ameaça de uma rising wedge.
A GS é claramente dominada pelos os ursos em todos os time frames mais alargados. Apenas nas ultimas 3 semanas encontrou equilíbrio junto de uma forte e importante zona de suporte. Caso o retângulo onde lateraliza seja quebrado para sul, a GS corre o sério risco de caminhar para o abismo...Ontem fechou junto da resistência do retângulo. A preparar uma boa surpresa?

gráfico diário Industry Financial
gráfico semanal 2004-2012 GS
gráfico diário GS
KO - pertence à Industry Consumer Goods. É uma das Industrys mais equilibradas neste momento e nos últimos 2 dias negociou junto de uma resistência. Parece pronta para novo arranque.

A KO por sua vez está muito próxima dos máximos dos últimos 10 anos e a "apenas" 12 USD dos inimagináveis máximos históricos alcançados à 2 décadas atrás, no longínquo ano 1998!

Continua a negociar sob influencia de uma LTA de longo prazo, com 4 anos de existência. Existe igualmente uma LTA de médio prazo, que tem servido muito bem para abertura de posições longas. Depois de em Março ter furado os +-72 USD, os ursos chegaram a ameaçar fortemente a KO com 2 possíveis figuras Bearish. Primeiro um H&S (infelizmente não aparece desenhado neste gráfico diário) e depois por uma Rising Wedge. Todas desfeitas...pela força dos touros. No entanto, existe um aspeto bastante importante e que pode assinalar inversão de tendência: uma divergência negativa entre a cotação e os indicadores RSI/MACD. Os longos serão capazes novamente de desmontar este fator?
gráfico diário Industry Consumer Goods
gráfico semanal 1996-2012 KO
gráfico diário KO

13 de julho de 2012

EURUSD - pode ser mesmo!

Apesar de ainda faltarem umas 4 horas para o fecho, o EURUSD acaba a semana dentro de todos os pressupostos que deixei nas ultimas 2 analises.

Os targets das figuras Bearish presentes no gráfico semanal e diário ainda não foram atingidos, mas esta semana a cotação ficou relativamente perto (a 80 pips) do target máximo (1,208) do triângulo simétrico que ativou a semana passada.

O EURUSD está neste momento 20 pips abaixo da abertura de domingo. Assim, a vela semanal acaba por ser um pequeno doji (o gráfico semanal abaixo apresentado não incorpora os valores da sessão de hoje), uma amplitude de +-185 pips. Assinalável! Swing Week?

gráfico semanal 2008-2012
Ontem o cross renovou mínimos dos últimos 2 anos com um pequeno doji e hoje está a querer repetir a mesma vela, mas verde.
gráfico diário
Ambos os gráficos continuam a apresentar as também já referidas (nas anteriores analises) divergências positivas nos últimos lowers lows entre a cotação e o RSI e MACD, assinaladas com os retângulos azuis. Mesmo o gráfico de 4 horas também apresenta essa condição.

gráfico 4 horas
Serão suficientemente fortes estas divergências relativamente às assustadoras figuras Bearish?

Observando mais de perto, quer o gráfico de 4 horas, quer o de 1 hora, existe uma figura que pode ajudar os longos a potencializar as divergências: uma possível Broadening Bottom (formada durante toda a semana que agora termina).

gráfico 1 hora
A projeção desta figura é de 190 pips. Em caso de rutura para norte o target é atirado para os impensáveis (no atual contexto) +-1,26X.

Lembro o que escrevi na minha mensagem de terça-feira passada:
  • Confesso que acha demasiado prematuro valorizar estas divergências. A divergência do diário ainda pode provocar alguma correção à tendência claramente descendente mesmo do curto prazo. Mas apenas isso. Serão necessárias mais provas de força por parte dos touros. Quais?
  • Por exemplo, a cotação aproximar-se novamente dos 1,26X. Caso eles consigam esse enorme progresso, pode ficar formado um duplo fundo, com a neckline precisamente nesses valores. Mas volto a realçar. Ainda é muito cedo para este tipo de cenário. É fundamental esperar mais umas sessões para clarificar a formação destas divergências. Isto no contexto atual de novo movimento ascendente dos principais índices ocidentais...como parece ser o caso.
Eu continuo a considerar os ursos com vantagem para esta longa batalha. No entanto, confesso que fechei todas as posições curtas que tinha a 1,2195. Penso que estão criadas as bases para no mínimo existir um interessante ressalto.

11 de julho de 2012

H&S Invertido no Dax?

Negociar com base num HS dum gráfico diário é das situações mais difíceis no trading. Um HS, no caso do Dax, pode perfeitamente implicar movimentos de 200/300 pontos sem que nada de relevante se tenha passado em termos técnicos, e isto para um trader de curto prazo é terrível. Dito isto, vamos agora ao gráfico diário do Dax.

A análise técnica às vezes tem destas coisas de um dia para o outro vamos identificando possíveis figuras em formação, e outras apenas quando elas já estão concretizadas. No caso do Dax apresento hoje esta hipótese - um H&S Invertido.

Este H&S Invertido que tem a neckline na zona dos 6390/6430 (zona de suporte) e está neste momento a fazer o clássico movimento de pullback à neckline. Tendo em conta este cenário do H&S Invertido é fundamental que esta zona de suporte aguente, confirmando-se assim com sucesso o pullback e respectiva inversão no sentido ascendente.

Este H&S Invertido tem um target de +/-500 pontos o que a concretizar-se o seu target atira o Dax para a zona de resistência dos 6870/ 6930 pontos.

Um aspecto que também me parece importante tem a ver com o facto da cotação estar acima de todas as nédias móveis apresentadas no gráfico.

Se a este cenário juntarmos o facto de este movimento de pullback à neckline ter sido feito através duma cunha descendente, já referida nas últimas análises, acho que temos aqui ingredientes que nos dão uma margem de segurança bastante grande. Esperemos que a AT não nos pregue nenhuma partida...

Dax - gráfico diário

10 de julho de 2012

EURUSD - será?

Este inicio de semana está ser interessante para os longos. Abriu no Domingo à noite (a minha plataforma não dá a cotação do forex entre sexta e domingo até às 20 horas) em gap down (com 30 pips), mas rápidamente foi fechado. Hoje às 10h45 negociava 110 pips acima do mínimo de Domingo e 45 pips acima do fecho de sexta-feira.

Na minha mensagem de sexta-feira escrevi:
  • Basicamente esta é a 3ª figura favorável aos curtos, visível em gráfico diário e semanal, todos com targets assustadores
    • H&S gráfico semanal com target nos 1,13X
    • Bear Flag ativada no dia 19 de Junho com target nos 1,17X
    • o recente e mais modesto triângulo simétrico com target nos 1,20X
  • Este é o enorme desafio para os touros. Esperar que esta zona de suporte entre os 1,261 e os 1,232 sirva de barreira. Uma tarefa muito difícil, mas que dá esperança para um inversão de tendência de longo prazo. Porquê?

    Se os 1,232 cederem, mas com a cotação perdendo apenas alguns pips (até aos 1,22X) pode ficar formada uma interessante divergência positiva com o RSI e o MACD. Isto num contexto onde o indicador tendencial ADX ou DMI se encontra em modo neutro. Aliás, este possível cenário também será visível no gráfico semanal. O que transmite maior poder.
Sendo ainda muito cedo para tirar conclusões, a vela verde de ontem deixa uma boa esperança aos touros. Quer o gráfico diário, quer o semanal estão com as possíveis divergências positivas. Aliás, o semanal apresenta mesmo nos 3 últimos lowers lows valores de RSI e MACD mais altos consecutivamente.

gráfico semanal 2008-2012

gráfico diário
Confesso que acha demasiado prematuro valorizar estas divergências. A divergência do diário ainda pode provocar alguma correção à tendência claramente descendente mesmo do curto prazo. Mas apenas isso. Serão necessárias mais provas de força por parte dos touros. Quais?
Por exemplo, a cotação aproximar-se novamente dos 1,26X. Caso eles consigam esse enorme progresso, pode ficar formado um duplo fundo, com a neckline precisamente nesses valores. Mas volto a realçar. Ainda é muito cedo para este tipo de cenário. É fundamental esperar mais umas sessões para clarificar a formação destas divergências. Isto no contexto atual de novo movimento ascendente dos principais índices ocidentais...como parece ser o caso.
Observando mais de perto, o gráfico de 1 hora, o EURUSD vem evoluindo nas ultimas 24 horas dentro de um ligeiro canal ascendente. Neste momento, está muito próximo da linha inferior do mesmo. Caso este seja quebrado para sul, estou curioso para ver como a cotação reage aos 1,227. Se este valor não colocar pressão nos curtos, os mínimos serão testados. Caso contrário pode formar uma figura interessante para os longos, como por exemplo uma Broadening (tal como no final de Junho).

gráfico 1 hora
Eu ainda estou curto. Mas vou estar atento a uma possível figura de inversão. Caso contrário penso reforçar na quebra do anterior mínimo.