Este inicio de semana está ser interessante para os longos. Abriu no Domingo à noite (a minha plataforma não dá a cotação do forex entre sexta e domingo até às 20 horas) em gap down (com 30 pips), mas rápidamente foi fechado. Hoje às 10h45 negociava 110 pips acima do mínimo de Domingo e 45 pips acima do fecho de sexta-feira.
Na minha mensagem de sexta-feira escrevi:
- Basicamente esta é a 3ª figura favorável aos curtos, visível em gráfico diário e semanal, todos com targets assustadores
- H&S gráfico semanal com target nos 1,13X
- Bear Flag ativada no dia 19 de Junho com target nos 1,17X
- o recente e mais modesto triângulo simétrico com target nos 1,20X
- Este é o enorme desafio para os touros. Esperar que esta zona de suporte entre os 1,261 e os 1,232 sirva de barreira. Uma tarefa muito difícil, mas que dá esperança para um inversão de tendência de longo prazo. Porquê?Se os 1,232 cederem, mas com a cotação perdendo apenas alguns pips (até aos 1,22X) pode ficar formada uma interessante divergência positiva com o RSI e o MACD. Isto num contexto onde o indicador tendencial ADX ou DMI se encontra em modo neutro. Aliás, este possível cenário também será visível no gráfico semanal. O que transmite maior poder.
Sendo ainda muito cedo para tirar conclusões, a vela verde de ontem deixa uma boa esperança aos touros. Quer o gráfico diário, quer o semanal estão com as possíveis divergências positivas. Aliás, o semanal apresenta mesmo nos 3 últimos lowers lows valores de RSI e MACD mais altos consecutivamente.
Confesso que acha demasiado prematuro valorizar estas divergências. A divergência do diário ainda pode provocar alguma correção à tendência claramente descendente mesmo do curto prazo. Mas apenas isso. Serão necessárias mais provas de força por parte dos touros. Quais?
Por exemplo, a cotação aproximar-se novamente dos 1,26X. Caso eles consigam esse enorme progresso, pode ficar formado um duplo fundo, com a neckline precisamente nesses valores. Mas volto a realçar. Ainda é muito cedo para este tipo de cenário. É fundamental esperar mais umas sessões para clarificar a formação destas divergências. Isto no contexto atual de novo movimento ascendente dos principais índices ocidentais...como parece ser o caso.
Observando mais de perto, o gráfico de 1 hora, o EURUSD vem evoluindo nas ultimas 24 horas dentro de um ligeiro canal ascendente. Neste momento, está muito próximo da linha inferior do mesmo. Caso este seja quebrado para sul, estou curioso para ver como a cotação reage aos 1,227. Se este valor não colocar pressão nos curtos, os mínimos serão testados. Caso contrário pode formar uma figura interessante para os longos, como por exemplo uma Broadening (tal como no final de Junho).
gráfico 1 hora |
Eu ainda estou curto. Mas vou estar atento a uma possível figura de inversão. Caso contrário penso reforçar na quebra do anterior mínimo.
Viva Paubo.
ResponderEliminarAs velas dos dias 4,5,6 e 9 formam um padrão bearish chamado THRUSTING, penso eu de que! E hoje parece estar a confirmar esse padrão. Para quem não conhecer, aqui vai o link
http://www.thinkfn.com/wikibolsa/Candlestick