Apesar de ainda faltarem umas 4 horas para o fecho, o EURUSD acaba a semana dentro de todos os pressupostos que deixei nas ultimas 2 analises.
Os targets das figuras Bearish presentes no gráfico semanal e diário ainda não foram atingidos, mas esta semana a cotação ficou relativamente perto (a 80 pips) do target máximo (1,208) do triângulo simétrico que ativou a semana passada.
O EURUSD está neste momento 20 pips abaixo da abertura de domingo. Assim, a vela semanal acaba por ser um pequeno doji (o gráfico semanal abaixo apresentado não incorpora os valores da sessão de hoje), uma amplitude de +-185 pips. Assinalável! Swing Week?
gráfico semanal 2008-2012 |
Ontem o cross renovou mínimos dos últimos 2 anos com um pequeno doji e hoje está a querer repetir a mesma vela, mas verde.
gráfico diário |
Ambos os gráficos continuam a apresentar as também já referidas (nas anteriores analises) divergências positivas nos últimos lowers lows entre a cotação e o RSI e MACD, assinaladas com os retângulos azuis. Mesmo o gráfico de 4 horas também apresenta essa condição.
gráfico 4 horas |
Serão suficientemente fortes estas divergências relativamente às assustadoras figuras Bearish?
Observando mais de perto, quer o gráfico de 4 horas, quer o de 1 hora, existe uma figura que pode ajudar os longos a potencializar as divergências: uma possível Broadening Bottom (formada durante toda a semana que agora termina).
gráfico 1 hora |
A projeção desta figura é de 190 pips. Em caso de rutura para norte o target é atirado para os impensáveis (no atual contexto) +-1,26X.
Lembro o que escrevi na minha mensagem de terça-feira passada:
- Confesso que acha demasiado prematuro valorizar estas divergências. A divergência do diário ainda pode provocar alguma correção à tendência claramente descendente mesmo do curto prazo. Mas apenas isso. Serão necessárias mais provas de força por parte dos touros. Quais?
- Por exemplo, a cotação aproximar-se novamente dos 1,26X. Caso eles consigam esse enorme progresso, pode ficar formado um duplo fundo, com a neckline precisamente nesses valores. Mas volto a realçar. Ainda é muito cedo para este tipo de cenário. É fundamental esperar mais umas sessões para clarificar a formação destas divergências. Isto no contexto atual de novo movimento ascendente dos principais índices ocidentais...como parece ser o caso.
Eu continuo a considerar os ursos com vantagem para esta longa batalha. No entanto, confesso que fechei todas as posições curtas que tinha a 1,2195. Penso que estão criadas as bases para no mínimo existir um interessante ressalto.
Depois desta análise já mereces ir de fdsemana.
ResponderEliminarAbraço