27 de novembro de 2012

S&P500 - novamente em tendência ascendente?

O S&P 500 passou os últimos 2 meses a desvalorizar, perdendo +- 9%. Confesso que me surpreendeu a dimensão da queda. Esperava uma correção até aos +- 1385, tal como escrevi na analise que deixei às suas Industrys no dia 5 de Novembro.

Observando a sua Big Picture, ele está novamente a negociar dentro de uma importante zona, quer neste Bull Market, quer no anterior. Algumas opiniões que tenho acompanhado, nas minhas leituras noturnas, referem este movimento ascendente como o último deste Bull Market. Será?

A sua tendência de longo prazo é claramente ascendente, muito bem demonstrado pelos sucessivos lowers highers e highers highs visiveis no gráfico semanal. Ora no anterior Bull Market existiu um interessante sinal no primeiro semestre de 2007. Após um novo higher high (assinalado com setas descendentes vermelhas) o S&P 500 alcançou um minímo idêntico ao anterior (setas verdes ascendentes), curiosamente juntos dos 1370...valor até quebrado nesta recente queda. No entanto este recente mínimo ficou acima +-75 pontos do anterior.

gráfico semanal 2006-2012
Tenho visto igualmente uma referência a uma possível Rising Wedge no mesmo time frame, para justificar que as quedas ainda não finalizaram. Primeiro acho bastante forçado referir essa cunha (linhas azuis), quando muito será um canal. Depois, a ser mesmo uma cunha, não atribuo grande peso (ou mesmo nenhum) a essas figuras quando são a favor da tendência.

Apesar desta minha opinião Bullish, existe 3 fatores que me intrigam (já são bastantes!):
  • Colocando uma média móvel de 14 no indicador tendencial RSI 14, ela tem dado um excelente sinal de saída e entrada para posições de longo prazo. Por vezes o sinal acaba por aparecer um pouco mais tarde (perfeitamente normal), mas bastante fiável. Apesar de o RSI 14 ainda estar em modo Bullish, neste momento continua abaixo dessa média móvel.
  • a correção ao movimento ascendente entre os 1075 e os 1421 atingiu os 38,2% de retracement de fibonacci, enquanto a atual correção atingiu os 61,8% relativamente ao movimento (menos amplo) 1266 - 1488. O limite do aceitável...
  • as últimas 2 velas semanais. Observando novamente as setas vermelhas nos lowers lows, os fundos foram marcados por grandes morubozus vermelhos, seguidos de outros verdes. Algo que não sucedeu desta vez. Será a exceção para confirmar a regra?
gráfico semanal 2008-2012
Observando o gráfico diário, o S&P 500 está a negociar junto de uma recente resistência. Os indicadores tendenciais e oscilatórios estão novamente em modo Bullish. 

gráfico diário
Depois de um subida bastante interessante nas ultimas 5 sessões, espero algumas sessões de uma certa indefinição, isto é, alguns dojis. Estas velas serão excelentes para os touros recuperarem energias.

Observando o gráfico de 4 horas, parece que os limites estarão entre os 1410 e os 1396 (mínimo de ontem)/1388. Aliás, este gráfico pode dar uma interessante ideia do comportamento dos Bulls. Estes dois toques recentes nos 1410 deixou uma ligeira divergência negativa entre a cotação e o RSI, que deverá levar o S&P a descer um pouco. Caso não se verifique, podemos ter muito em breve novo arranque.

gráfico 4 horas
Resumindo: considero que este Bull Market ainda têm espaço para fazer novos máximos, no entanto está numa zona de definição. Importante os 1390/1370 não serem novamente quebrados.

Deixo apenas mais um observação, que neste momento não faz muito sentido referir...mas fica a chamada de atenção. Não me admirava nada que o S&P 500 esteja a iniciar a formação de um segundo ombro, para um possível H&S invertido. Até os volumes estão a querer colaborar. O ideal para esta figura seria uma subida até aos +- 1420 e depois vir visitar novamente os 1400/1390. Fica a ideia, em semana de divulgação do PIB americano (próxima quinta feira).

2 comentários:

  1. porque eh que voces nao vem para o thinkfn, eh um forum bem melhor que a porcaria do caldeirao

    ResponderEliminar
  2. Olá Dr.

    Aprendi muito no CB e foi lá que recebi uma grande parte da minha "formação".

    Embora tenha decidido não colocar mais analises no C.B., não concordo que seja uma porcaria.
    Talvez esteja a ser um pouco picuinhas mas acho que o problema está (ou esteve no meu caso) na falta de moderação sobre outros intervenientes.
    Já não era a primeira vez que existiu este tipo de ataque. Sinceramente estou um pouco cansado desse tipo de picardias.
    Partilho as minhas analises apenas com um único motivo/objectivo: ser criticado construtivamente. Quando isso não acontece é lógico que ninguém gosta e, portanto, se os moderadores não fizerem nada, só temos uma hipótese: abandonar a casa (mais que não seja durante uns valentes meses).
    Quanto ao forum que mencionas, nunca lá fui. Vou espreitar durante uns dias e se eu achar que me enquadro....quem sabe(?)!
    Desde já obrigado pela tua participação.

    ResponderEliminar