10 de janeiro de 2013

Irá o Nasdaq 100 entrar em quedas?

Falar de cenários para um período de médio longo prazo é sempre um risco enorme, pois muitas vezes uma ou duas velas semanais podem deitar tudo a perder, no entanto um trader deve ter sempre esse cenário presente para se saber posicionar face aos suportes e às resistências.

Uma das estratégias que eu costumo utilizar para perceber o sentido dos movimentos que se preparam é a utilização das pás ventiladoras. Por regra, as pás ventiladoras descendentes têm costumam ter um período de formação mais longo e as pás ascendentes um período de formação mais curto.

Observando o gráfico do Nasdaq 100 confesso que o cenário que se está a construir não augura nada de bom. Temos em formação uma pá ventiladora descendente visível quer no gráfico semanal, quer no gráfico diário. A acrescentar a esta formação de inversão de tendência, temos também em construção um possível H&S, figura que é muito frequente aparecer juntamente com a formação da pá ventiladora descendente. Uma outra nota para dizer que também é frequente nas pás ventiladoras ascendentes surgirem H&S Invertidos.

Nasdaq 100 - gráfico semanal

Nasdaq 100 - gráfico diário

Estamos apenas perante figuras em formação, que como é óbvio podem não se confirmar. Ou seja, temos dois cenários possíveis: a activação da pá ventiladora descendente e do H&S o que seria um cenário de fortes perdas para o Nasdaq 100, ou o cenário de ataque aos máximos anuais.

Para termos novos máximos anuais o índice terá de quebrar em alta a zona dos 2750/2785 pontos e aí terá caminho aberto até aos 2900 pontos. Uma quebra da zona dos 2700 pontos será o primeiro sinal que o cenário de quedas estará para breve. A activação da pá ventiladora ocorrerá com a quebra em baixa da zona dos 2600/2635 pontos o que implicará a quebra da 3.ª linha.

Nasdaq 100 - gráfico diário

O que ocorrerá no Nasdaq 100 penso que irá estar ligado ao que a Apple virá a fazer. A acção está neste momento entalada entre uma LTD de médio prazo e uma zona de suporte e é a quebra duma destas zonas que ditará o sentido do movimento. Podemos ainda identificar um triângulo descendente com cerca de dois meses, o que em termos de figura pode indicar que o sentido da quebra será para baixo. 

Há também quem faça referência a um possível H&S em formação, no entanto eu tenho algumas reservas quanto a essa figura pois o ombro direito não me parece muito esclarecedor. No entanto, apesar do ombro direito não ser esclarecedor há um pormenor que lá está bem claro e que é um dos aspectos mais importantes dos H&S o volume.

Apple - gráfico diário

Os cenários estão em aberto, mas a força está claramente do lado bear pelas figuras que estão a ser desenhadas e caso não sejam invalidadas iremos certamente ter um movimento bem interessante de quedas quer na Apple, quer no Nasdaq 100.

3 comentários:

  1. A Apple quebrou hoje o suporte e vai a caminho dos 420

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola Acácio

      Tal como descrevi na mensagem o pior cenário (que era o mais provável face a AT da aple) está a concretizar-se. Os resultados sao nos dia 23 de janeiro, mas até lá com o força que ela está muita coisa se pode passar.

      Eliminar
    2. Saí assustado aos 491. Hoje já está nos 509 :(

      Eliminar