19 de setembro de 2013

SP 500 - uma abordagem mais ampla

Antes de deixar algumas notas sobre o SP500. Para quem quiser aprofundar o que me parece que está a acontecer deve fazer uma leitura mais cuidada sobre o tema das pás ventiladoras.

Basicamente esta formação das pás ventiladoras, que neste caso são descendentes, funcionam sempre como formações de inversão da tendência. No caso das pás ventiladoras ascendentes são formações que demoram bastante tempo a desenvolver-se e a partir da formação da 2.ª linha da pá começam a dar boas indicações para afinar o trading.

No momento actual a minha grande dúvida reside no movimento de alta que estamos a ter. Onde é que ele vai parar? Teremos de esperar por um sinal claro de uma vela de inversão. Quando isso acontecer a cotação irá descer até à linha da pá ventiladora e certamente irá quebrá-la para formar então a 3.ª linha.

No último gráfico apresento um esquema de como esta pá se poderá desenvolver. A partir de agora iremos desenvolver mais esta análise com o desenrolar dos dias. Alguma questão estejam à vontade...

SP - diário

SP - diário
SP - diário

4 comentários:

  1. Viva,
    Obrigado pelo gráfico e opiniao.
    é um cenário engraçado e possivel, esperava que os indices levassem uma pancada com a fed, mas decidiram adiar o tapering, de modo que agora não tenho opiniao no curto prazo..

    ResponderEliminar
  2. Ilustres, que se passa com o Vosso excelente blog? 2 meses sem qualquer actualização...significa o fim?

    um abraço,
    Leo

    ResponderEliminar
  3. Isso é uma espécie de Gann Fan , mas é um erro fazer uma análise só baseado num time frame, na minha opinião, claro.
    O SP500 está ainda numa tendencia ascendente em alta volatilidade no time frame mensal, isso quer dizer que ele não faz consolidações de ranges do seu time frame imediatamente abaixo, o Semanal. Só o Diário faz ranges o N-2 do mensal. Neste momento, o Diário está ascendente, a consolidar com um range do 4H, portanto, estar a ver algum retrocesso de longo/médio prazo no SP500, não passa de mera miragem, por enquanto ... algum dia será

    ResponderEliminar
  4. Agora para o Zecatreca ir buscar meia dúzia de pontos num scalping ou daytrade ... para isso vai dando, não sei é para que serve essa trabalheira toda . Para já retrocessos é para comprar ... até ver. Mas anda tudo à procura de vendas ... ainda bem ... é cada short squeeze que até estala :)

    ResponderEliminar