14 de junho de 2013

Ibex - a preparar movimento bull

Vou aproveitar esta minha ausência de escrita no blog para deixar uma análise mais alargada ao Ibex.

O gráfico diário tem tido uma ano de 2013 com alguma volatilidade, mas basicamente num movimento lateral. Este movimento tem, neste momento duas zonas que o estão a balizar. Como resistência temos a zona dos 8600 pontos, a qual se poderá estender até aos 8700. Como suporte temos a zona dos 8000 pontos. Podemos ainda referir uma zona intermédia de resistência, que será a zona dos 8250 pontos (zona a verde no gráfico diário). Uma vez superada esta zona será o primeiro sinal que a zona dos 8600/8700 será o alvo a atingir.

Em termos de gráfico diário podemos ainda referir uma formação bull, com um enorme potencial de subidas - Broadening Formations, Right-Angled and Descending. Bulkowski diz que em bull market elas funcionam a 100%...

Pelo gráfico diário, apesar das incertezas podemos dizer as perspectivas poderão ser de enormes subidas, basta que para isso a zona dos 8000 pontos não seja quebrada e a zona dos 8250 pontos seja superada.

Ibex - diário

Vamos agora ver o gráfico de 4h dos futuros, tendo em conta este último movimento de descida. Neste movimento também podemos identificar uma figura bull - Broadening Wedges Descending - cujo target aponta precisamente para a forte zona de resistência dos 8600 pontos. 

Nesta broadening temos de ter também em consideração a sua linha superior, pois será normal nessa zona alguma pressão vendedora.

Ibex futuros - 4h

Em jeito de apanhado há alguns pontos importantes:

- A quebra em alta dos 8250 pontos levará o indice até ao limite superior do gráfico de 4h, que no cash andará pela zona dos 8400/8450 pontos e nessa zona deverá haver uma pressão vendedora, que poderá fazer regressar o indice até aos 8250 pontos;

- Depois deste movimento se tivermos novo ataque à linha superior, em principio, a linha superior do gráfico de 4h será quebrada e o movimento de subida seguirá até à importante zona de resistência dos 8600/8700;

- Caso este movimento de ataque à zona dos 8600/8700 (limite superior da broadening do gráfico diário) se confirme, é esperar pela activação da referida formação, e aí estaremos perante o inicio de um interessante movimento de alta, que poderá levar o Ibex para uma valorização até à zona dos 9300 pontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário