19 de junho de 2012

Commodities - diferentes tendências

Hoje vou deixar ficar uma visão um pouco geral sobre as commodities que acompanho. Nos últimos dias os rumores de novas injeções de dinheiro no mercado por parte dos bancos centrais aliviou um pouco a pressão que se vinha sentindo, no entanto as reações foram diferentes.

O ouro (XAUUSD) ameaçou quebrar uma LTA de longo prazo (com 1 ano de existência), chegou a ter várias fechos diários abaixo dela, mas o mesmo não sucedeu em velas semanais, faltando portanto essa confirmação. Basicamente anda a lateralizar num amplo intervalo, entre os +-1 800 USD e os +-1 525 USD desde Novembro passado.

Nas ultimas 6 semanas vem aliviando um pouco a pressão vendedora, estando agora a testar uma recente LTD e uma resistência.


gráfico semanal 2009-2012

gráfico diário
 A prata (XAGUSD) continua a apresentar uma tendência claramente descendente desde o incio de 2011. Em Maio passado testou o importante suporte dos +-26,4 USD com sucesso.

No entanto pode estar a formar uma Bearish Flag no gráfico diário. A sua projeção é de +-10,7 USD, o que atira o target para os +-21,4 USD.

O gráfico de 4 horas apresenta um possível triângulo ascendente, mas a sua validade temporal está no limite ou mesmo ultrapassada.

gráfico semanal 2006-2012

gráfico diário
gráfico 4 horas
O crude (CLc1) sofreu um forte pressão vendedora nos últimos meses, tendo testado para já com sucesso uma LTA de longo prazo, com 3 anos de existência.

Desde o inicio do mês negoceia num pequeno intervalo, entre os +-87 e os +-81 USD, definindo claramente os pontos a vigiar. Formou uma divergência positiva nos 2 últimos lowers lows que pemitiu este recente equilíbrio de forças. No entanto, a reação foi mais branda do que eu esperava.

Caso o recente suporte quebre, os mínimos de 2011 serão testados (75 USD).

No gráfico de 4 horas pode estar a ser formado um triângulo descendente, com o target junto dos 75 USD. A sua validade temporal também se aproxima do limite.

gráfico semanal 2006-2012
gráfico diário

gráfico 4 horas


Sem comentários:

Enviar um comentário