3 de dezembro de 2012

S&P 500 - bastante curioso

O S&P 500 fechou a semana passada encostado aos 1420 pontos, valor de referência em 2007, 2008, tal no corrente ano. Aliás, os gráficos europeus na sua generalidade também fecharam encostados a importantes resistências.

gráfico semanal 2007-2012
Estou bastante curioso com a evolução deste índice ao longo desta semana. No passado dia 27 escrevi:

  • Apesar desta minha opinião Bullish, existe 3 fatores que me intrigam (já são bastantes!):
    • Colocando uma média móvel de 14 no indicador tendencial RSI 14, ela tem dado um excelente sinal de saída e entrada para posições de longo prazo. Por vezes o sinal acaba por aparecer um pouco mais tarde (perfeitamente normal), mas bastante fiável. Apesar de o RSI 14 ainda estar em modo Bullish, neste momento continua abaixo dessa média móvel.
Ora, o RSI fechou a semana apenas a 3,8 pontos do encontro com a cotação. A ser confirmada a rutura para norte, vamos mesmo para o famoso rally de Natal!
RSI 14 gráfico semanal
Outra fator curioso: a cotação fechou igualmente encostada à M50 no gráfico diário. Nos últimos meses essa aproximação confirmou as tendências de curto prazo, ou então serviu como suporte na lateralização de junho/Julho passada. A cotação não foi indiferente a esta média móvel. Realço que eu não sou minimamente adepto de abertura de posições com base em médias móveis como resistências ou suportes. Apenas me servem como referência de tendências.
gráfico diário
Observando bem mais de perto, novamente o gráfico de 1 hora (também visível no gráfico de 4 horas, o S&P 500 parece ter ativado novo range ou mesmo um triângulo ascendente enquanto escrevia. A sua projeção é de +- 10 pontos, o que atira o target para os +-1430. Este valor fica já muito próximo do target que venho referindo nas minhas últimas analises.

gráfico 1 hora
Continuo longo, com os stops agora nos 1412. Penso que os 1430/35 serão alcançados em breve. Nesse ponto possivelmente inverto para curto, esperando um pullback aos 1410/1400. Neste caso pode ficar formada um figura brutal para os longos: um H&S invertido. Mas isto é já demasiada conjuntura futurista...

Última referencia: as sedutoras Industrys do S&P 500 estão todas afastadas de resistências de médio e longo prazo, o que reforça o meu sentimento bullish.

Sem comentários:

Enviar um comentário