27 de fevereiro de 2013

Quo vadis Dax?

Os últimos tempos têm sido complicados para análises mais alongadas. Antes de iniciar a minha análise ao Dax gostava de referir que o meu sentimento está mais inclinado para o lado bear.

As grandes zonas do referência do Dax como resistência temos os 7860 e os máximos históricos na zona dos 8100 pontos. Como suporte temos a zona dos 7565, 7425 (limite superior da broadening formada no último trimestre do ano passado) e depois a zona de suporte entre os 7150/7080 pontos. Estas são as principais zonas para uma perspectiva de médio prazo no Dax.


Dax - gráfico diário

Numa perspectiva de mais curto prazo o índice está entalado entre duas zonas: 7860/7565. A quebra duma destas zonas marcará a tendência para os próximos meses. No caso duma quebra em alta, a probabilidade de serem testados os máximos históricos na zona dos 8100, é elevada. Em caso de quebra em baixa, a zona dos 7425 pontos acho que não terá a força suficiente para suster o impacto das quedas e o cenário mais provável é a visita à zona de suporte dos 7150/7080.

Uma outra nota que me parece importante tem a ver com o facto do Dax andar numa situação quase de laterização desde o inicio do ano entre os tais suporte e resistência de curto prazo já referidos. Mas há um aspecto nesta possível laterização, para formar um topo(?), que me interroga, caso não existisse aquela vela em formato de shooting star na segunda-feira, não estaríamos perante um possível H&S com a neck a corresponder à zona de suporte?  Esta dúvida está a causar-me alguma indefinição e por isso prefiro destacar a broadening, figura que me parece muito mais clara no gráfico.

Dax gráfico diário

Esta semana tem sido de tão grande volatilidade que o Dax em 3 sessões tocou na zona de suporte e de resistência de curto prazo.  Apesar desta turbulência criada à volta das eleições italianas, tal como já referi noutras mensagens, parece que está em formação uma broadening com um impacto na evolução do índice inversa à que foi formada no final de 2012. 

Nesta figura, destaco neste momento a necessidade da zona dos 7680 não ser superada em alta, criando um sinal de fraqueza denominado de failure, normalmente um bom indicativo de que a figura pode estar na eminência de ser activada.

Dax - gráfico 1h

Dito isto pergunta-se agora: como negociar o Dax?

Negociar neste momento o Dax teria de ser com base na broadening identificada. Curto na zona dos 7680/7700, ou curto na quebra da zona de suporte dos 7565. Posições longas na quebra da zona dos 7700 pontos ou na querbra em alta da zona de resistência dos 7860.

2 comentários:

  1. Está tudo completamente explicado!

    Tal como temos falado, eu espero a quebra desta longa e ampla lateralização.

    Agora, não é muito comum serem feitos topos com retângulos, por isso eu estou com um sentimento mais Bullish para o médio/longo prazo.

    Parabéns por esta excelente análise.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim Paubo

      essa reflexão sobre o rectângulo é oportuna e realmente eles não são muito característicos dos topos, por regra, só assumem figuras de inversão associados a minimos, daí ter deixado neste momento os dois cenários em aberto

      Eliminar