15 de maio de 2013

EURUSD - o verdadeiro momento

A sessão de hoje do EURUSD pode vir ser muito importante para o médio ou mesmo longo prazo, por isso esta análise vai ser focada para esses espaços temporais.

Nas minhas últimas análises venho deixando cenários sempre muito Bearish para este cross. Os padrões em time frames mais pequenos raramente têm sido ativados, mas os gráficos semanal e diário estão a ser fantásticos. 

Durante 2012 foi formado e ativado um enorme H&S invertido bem visível no gráfico semanal. O seu target não foi alcançado, mas atingiu +-60% da sua projeção. Volto a lembrar o que venho referindo com alguma insistência: não valorizo projeções neste time frame, apenas tenho em atenção os fortes padrões.
gráfico semanal 2010-2013
Desde o final de Março o EURUSD pode estar a formar um segundo ombro de um H&S, também bem visível no gráfico semanal. Apenas como referência, a sua projeção é de +-950 pips, o que atira o target para os +-1,17xx. A neckline está na atual zona de suporte a ser testada.
gráfico semanal 2011-2013
O gráfico diário também apresenta vários aspetos extremamente favoráveis aos Ursos. Hoje pode estar a ativar as pás ventiladoras que venho referindo (a última pode ser um pouco redesenhada, passando pelo mínimo do dia 4 de Abril).

No entanto, existe uma Broadening Top já ativada nesta madrugada. A sua projeção é de +- 280 pips, o que atira o target para os 1,265. Este valor está de forma residual um pouco abaixo da zona de suporte que venho deixando: 1,287/1,269.
gráfico diário
Resumindo: é fundamental para a tendência ascendente do último ano esta zona de suporte aguentar. Lembro que a queda sofrida entre Fevereiro e Março deste ano parou precisamente nos 50% do movimento ascendente 1,20xx/1,37xx.

Caso contrário os mínimos alcançados em meados de 2012 podem ser novamente visitados.

Eu estou curto e pretendo ir reforçando...

4 comentários:

  1. Tudo aponta para que se venham a dar interessantes valorizações do dolar sobre o euro. A minha dúvida é e que impacto terá isto nas comodities e nos indices?

    ResponderEliminar
  2. Boa questão.

    O padrão dos últimos meses demonstra que a valorização do dolar tem provocado quedas nas commodities.

    Relativamente aos índices, nos últimos meses não tem existido qualquer correlação fiável entre o EURUSD e os índices...

    ResponderEliminar
  3. Boas,
    Queria só perguntar que "principios" segues para traçar a broadning top, nomeadamente a linha inferior.
    Às quebras das anteriores pás seguiu-se sempre um reteste ás mesmas, achas q um possível reteste hoje ou no início da próxima semana é provável?

    ResponderEliminar
  4. Boas Filipe Pais,

    Essa Broadening inicialmente tinha a linha inferior um pouco diferente, como aliás coloquei numa mensagem anterior. O primeiro toque era no mínimo do dia 17 de Abril. Isso trazia um problema à figura. A vela desse dia acabava por marcar a linha inferior e superior. Tecnicamente não é muito correto ou desejável.

    Quando no dia 10 de Maio ficou praticamente formado um martelo (vela diária)e no dia seguinte um pequeno doji verde, ficava o conjunto perfeito de velas para nova linha inferior.

    Esta descrição é mais facilmente visível no gráfico de 4 horas. No entanto, eu não a tenho desenhada lá por 2 motivos. Todas as últimas figuras em time frames pequenos forma desmontadas, por isso deixei de negociar desta forma (preferencialmente negoceio padrões em gráficos de 4 e 1 hora). Depois porque procurava algo forte que desse peso à formação e ativação das pás ventiladoras no gráfico diário.

    Relativamente a um pullback à última linha da pá, acabei de responder numa nova mensagem que escrevi ao EURUSD. :)

    Eu assim espero para reforçar.

    Obrigado pela sua participação.

    ResponderEliminar