14 de maio de 2013

Jerónimo Martins - ilha de reversão?


A Jerónimo Martins é um caso muito especial da nossa bolsa. Curiosamente é muito pouco analisada neste blogue...por isso vou deixar uma análise mais abrangente.

Vive um Bull Market com início em 2003 e nunca mais parou. Apenas sentiu o efeito do anterior Bear Market dos mercados em geral no final de 2008, inicio de 2009. Nessa altura sofreu uma perda de 50% do seu valor, tendo quebrado uma LTA com 6 anos de existência. O suporte dos 3 € aguentou as quedas. Por este motivo considero apenas uma pausa no crescimento, apesar das perdas terem sido consideráveis.
gráfico semanal 1997-2013
A JMT entre Novembro de 2010 e Novembro de 2012 andou praticamente a negociar em ranges bem definidos. Basicamente lateralizou num amplo e prolongado intervalo. Nos últimos  6 meses a sua tendência volta a ser claramente ascendente.
gráfico semanal 2009. 2013
No passado dia 24 de Abril a JMT apresentou resultados trimestrais novamente muito interessantes, o que permitiu abrir em Gap Up nessa sessão. Ficava confirmado a quebra de novo range, com target nos +-18,30.
gráfico diário
A sessão de hoje foi brutal. Abre em Gap Down e atinge um volume apenas alcançado em 2008, quando as bolsas viviam momentos de pânico! Foi o sexto dia mais movimentado da sua história!

Este louco movimento pode ter colocado a JMT numa posição muito delicada. Tecnicamente pode ter deixado uma grande ilha de reversão, padrão Bearish muito forte.

As próximas sessões serão sem dúvida muito importantes para o seu futuro. Hoje tocou na já referida (agora) zona de suporte, entre os 16,45 e os 16,65, acabando por reagir relativamente bem. Caso esta não aguente a próxima zona está entre os 14,30 e os 14,95.

Confesso que estou bastante apreensivo. Com este volume não me parece fácil as quedas serem já estancadas...

Sem comentários:

Enviar um comentário