5 de julho de 2012

PSI 20 - breve olhar sobre várias cotadas

Nas últimas 5 sessões o PSI 20 teve uma valorização fantástica, subindo +-9%. Acho interessante deixar uma rápida visão ao "estado" das 11 cotadas portuguesas que normalmente acompanho (não tenho negociado nos últimos meses qualquer empresa portuguesa).

BCP - a negociar acima da MA 50 e dentro da importante zona de resistência dos 0,103 e os 0,0968. Caso consiga furar esta zona pode deixar para trás um interessante fundo em V. Não lhe chamo H&S invertido por motivos técnicos (por exemplo os volumes).
gráfico diário
BPI - testou praticamente a forte zona de resistência e neste momento parece fazer o clássico pullback ao agora e recente suporte dos +-0,523. Enquanto não deixar em lower low relativo os touros continuam a dominar no curto prazo. A derradeira força é mostrada acima dos +-0,633/0,600.
gráfico diário
Brisa - na minha última analise à brisa ( em Janeiro!) referi um possível fundo arredondado. Passado 6 meses esse cenário continua perfeitamente válido. Neste momento negoceia acima de uma LTA de médio prazo e está a sentir dificuldades em ultrapassar a recente resistência dos 2,554. Caso esta quebre, a importante zona de resistência dos +-2,70 será testada (podia referir um triângulo ascendente com target junto desses valores).
gráfico diário
EDP - consecutivos highers higs e lowers higs relativos, foi tocar na parte inferior da zona de resistência entre os 2,04 e os 1,98. Parece normal existir uma correção perto destes valores. Enquanto se mantiver acima dos +-1,80 a tendência ascendente de curto prazo não se altera.
gráfico diário
EDP R - também a fazer highers higs e lowers higs relativos nas últimas semanas, mas mais bem mais frágil do que a sua debilitada "mãe" EDP. É fundamental quebrar a LTD de médio prazo para os touros, para estes assumirem algum protagonismo.

gráfico diário
GALP - nos últimos 3 dias negoceia dentro de uma forte e histórica zona de resistência. Com o target do H&S invertido praticamente alcançado, é perfeitamente normal sofrer uma correção. Enquanto se mantiver acima da neckline da referida figura, não existe motivo de preocupação. Os longos continuam a dominar no curto prazo. Acima desta zona de resistência os ursos ficam numa situação muito complicada. Para já ainda sorriem, mas...
gráfico diário
Jerónimo Martins - continua a negociar dentro do retângulo 14,26-13,24 e hoje regressou abaixo da LTA de longo prazo (rutura confirmada). a vela de hoje comeu praticamente os últimos 3 dias de subidas, o que não deixa de ser mais um sinal preocupante para os longos. Muito importante os +-13,25 não serem quebrados.

gráfico diário
Sonae SGPS - as várias cotadas que eu acompanho do grupo Soane têm tido um comportamento muito interessante nas últimas semanas. A SON é a menos exuberante, mas hoje teve um fecho muito bom, encerrando acima da sempre referência MA 200. A importante e histórica resistência dos 0,45 ainda se encontra a +-5% do fecho de hoje.
gráfico diário
SONI - esta semana quebrou a LTD de longo prazo, com ano e meio de existência. Hoje tocou na MA 200 e recuou ligeiramente. Está a +-9% de distancia da importante zona de resistência dos +-0,70€
gráfico diário
SNC - é claramente a cotada deste grupo em melhor forma. A SonaeCom teve um fecho muito forte, quebrando a importante resistência dos 1,31. A LTD de muito longo prazo, que vem acompanhando desde o longínquo ano de 2009, está muito perto (nos +-1,376). Caso esta barreira quebre, os touros têm um amplo espaço para crescer. Apesar desta LTD não ter tido qualquer toque no último ano, considero um fator psicológico (pelo menos) importante.
gráfico diário
ZON - este é o gráfico mais débil que apresento nesta analise. Nas últimas 2 semanas negociou ligeiramente acima da zona de resistência/suporte dos 2,29/2,22, tendo fechado hoje novamente dentro dessa zona e curiosamente "entalada" entre a MA50 e a MA 200. Importante não ser quebrada, caso contrário pode ir visitar novamente os últimos mínimos relativos perto dos 2,00 €.
gráfico diário
Resumindo: muitas cotadas encostadas ou relativamente perto de resistências. Parece normal poder existir correções, mas os recentes movimentos ascendentes não ficam colocados em perigo. Apenas a JMT e a ZON se encontram em posição delicada. No entanto é importante referir o domínio dos ursos em todas as cotadas no longo prazo. Apenas a quebra das referidas zonas de resistência altera (ou pode alterar) esse cenário.

Sem comentários:

Enviar um comentário