3 de julho de 2012

Uma visita pelos Indices Europeus

Esta análise será uma breve abordagem sobre os principais Indices Europeus. Pela análise que irei apresentar podemos observar que a tendência de baixa está claramente a ser invertida. Vamos então ao CAC.

O grande destaque que eu queria deixar no CAC foi o facto de ele ter formado uma broadening bottom. Esta broad foi activada na sexta-feira passada e desde então o Indice está a ser claramente impulsionado no sentido de ir atingir a zona de resistência identificada no gráfico.

Cac - gráfico diário

No Ftse é também evidente este movimento de inversão da tendência. A quebra em alta da LTD e da zona de resistência dos 5600 pontos são um sinal técnico de enorme importância.

Ftse - gráfico diário

O Dax duma assentada resolveu 3 problemas. Superou em alta a zona dos 6250, a LTD e a zona dos 6430 pontos. Quem tiver dúvidas sobre se há força nos mercados europeus, deve reflectir sobre este pormenor técnico do Dax.

Estou com alguma dificuldade de identificar uma zona de resistência intermédia no gráfico diário, situação que se consegue perfeitamente identificar nos cfds, no entanto, poderá haver 2 zonas às quais se deve dar alguma atenção 6570/6650 e depois a zona dos 6830/6950.


Dax - gráfico diário

O Ibex depois do fundo feito na zona dos 6000 pontos tem tido uma boa capacidade de recuperação. Há um sinal técnico que queria dar especial destaque: a formação de um rectângulo de consolidação de tendência. Este rectângulo foi quebrado em alta e tem uma projecção de cerca de 500 pontos, situação que pode colocar o Ibex numa possível visita à zona de resistência dos 7700/7800 pontos. Antes disso, é importante vigiar a reacção a esta zona dos 7200 pontos, pois caso haja uma pressão vendedora poderemos assistir a um pullback ao limite superior do rectângulo.

Ibex - gráfico diário

O PSI20 parece querer dar alguns sinais positivos. Após um minimo na zona dos 4400 pontos, penso que há alguns sinais animadores. A vela de ontem quebrou a resistência de curto prazo na zona dos 4700 pontos, situação que a confirmar-se poderá ser um forte impulso para uma visita à zona de resistência dos 5100/5250 pontos. O caminho é difícil e as zonas de resistência que se colocam são poderosas, mas caso o PSI acompanhe o clima postivo que se está a construir nos principais Indices Mundiais, penso que há boas razões para acreditar que talvez o fundo no PSI20 tenha sido finalmente feito.

PSI 20 - gráfico diário

1 comentário:

  1. Deve ter dado muito trabalho esta analise aos índices europeus, mas valeu a pena. Sucinta e objetiva, mas mantendo a qualidade habitual.

    ResponderEliminar