19 de setembro de 2012

Nasdaq 100 - update diário 4 e 1 hora

O Nasdaq 100 continua a ser completamente dominado pelos touros em todos os time frames. Neste momento parece estar num momento de consolidação junto dos máximos e a preparar o ataque ao target (2940/3040 pontos) da bandeira visível no gráfico diário.

gráfico diário
Observando o gráfico de 4 horas é visível a sua evolução dentro de um longo canal ascendente. Neste momento encontra-se a meio do mesmo.

gráfico 4 horas
Observando mais de perto, o gráfico de 1 hora, existe um possível triângulo ascendente. A sua projeção é de +- 32 pontos, o que atira o target para os +- 2900 pontos.
gráfico 1 hora
Os longos parecem ter tudo a seu favor. No entanto, existe algo a favor dos ursos no gráfico de 4 horas que não referi: uma ligeira divergência negativa entre a cotação e o RSI. Confesso que não lhe estou a atribuir grande importância. O indicador tendencial está a demonstrar forte tendência ascendente. O que retira peso à divergência.

Neste cenário é importante controlar a zona de resistência e a linha ascendente do triângulo. Caso esta quebre, podemos ter um período de consolidação mais amplo, podendo formar um retângulo entre os +-2870 e os 2845.

Aliás, observando os outros índices, a situação de consolidação parece já estar a ocorrer. Por exemplo, a bandeira que coloquei ontem no S&P 500, desapareceu no gráfico de 1 hora, mas agora existe uma idêntica no de 4 horas com a mesma projeção. O que lhe transmite mais consistência.



Sem comentários:

Enviar um comentário