16 de outubro de 2012

Intel e IBM - apresentação de resultados

Hoje deixo ficar uma analise a estas 2 cotadas da Industry Technology, que apresentam resultados após o fecho do mercado americano.

Estas cotadas encontram-se em fases completamente distintas. A IBM alcançou novos máximos históricos já no decorrer deste mês, encontrando-se completamente dominada pelos touros em todos os time frames. Isto mesmo depois de ter sido quebrada uma LTA de longo prazo em Junho passado. Significativo!

No entanto existe algo a ter em consideração nos próximos dias: a formação de um possível e pequeno H&S. Esta possível figura pode dar maior relevância à divergência negativa que se está a formar nos últimos highers higs do gráfico semanal. 

Apenas mais uma nota e em relação a esta divergência. Eu considera que estas famosas divergências perdem força quando o RSI desce a valores inferiores aos 50 pontos entre os 2 picos. O que foi o caso...

Resumindo: importante vigiar a neckline (+-206 USD). Caso esta seja quebrada, o target está nos +-200 USD, que coincide com um suporte (resistência durante o primeiro semestre deste ano).
gráfico semanal IBM 2001-2012
gráfico IBM diário 
A Intel vem sendo bastante pressionada pelo ursos no último semestre, estando mesmo em valores negativos este ano de 2012. Durante o mês de Abril atingiu a histórica zona de resistência dos +- 28 USD, não a conseguindo superar. Foi o fim do Bull Market com 3 anos e meio  de existência.

Confesso que não tenho gostado da INTC nos últimos meses em termos técnicos. Muito rebelde, não vem demonstrando respeito por suportes/resistências e LTs. 

Neste contexto, estou bastante curioso com a possível confirmação de uma LTA de longo prazo, neste momento nos 21 USD.

A tendência descendente de médio prazo é muito forte, muito bem demonstrada pela quebra do canal no mesmo sentido da tendência em Setembro passado, e apesar dos indicadores tendenciais e oscilatórios estarem muito esticados, não vejo nenhum sinal técnico de inversão...no entanto a INTC quando apresenta resultados requer cuidados especiais. Por vezes são criados gaps significativos. Os stops pouco servem...como por exemplo em Abril de 2011.
gráfico semanal INTC 2004-2012
gráfico diário INTC


Sem comentários:

Enviar um comentário