19 de abril de 2013

Dax - Broadening Wedge Descending

O Dax tocou ontem numa zona de suporte de crucial importância. Esta zona de suporte entre os 7440/7560  é bem visível a sua importância em todos os time frames diários e semanais, e até nos de 4 e 1h.

Sobre o passado não me alongarei mais a falar, pois os gráficos seguintes são suficientemente elucidativos e esclarecedores.

Dax - semanal

Dax - 2011-2013

Dax - diário

Gostava de dar maior enfoque a este último gráfico. 

Já vi várias opiniões escritas a referirem-se a um H&S no gráfico diário, mas confesso que não apoio essa afirmação. A minha análise baseia-se mais na hipótese de estarmos perante uma Broadening Wedge Descending, figura que em bull markets tem uma forte probabilidade de impulsionar as cotações para novas subidas. Aliás por regra, elas são consideradas formações de consolidação da tendência ascendente. 

Bulkowski atribui a estas figuras, quando em bull market, uma probabilidade de termos um upward breakout superior a 50%.

Neste momento estamos numa fase bem importante para a Broadening, pois a cotação encontra-se junto à sua linha inferior, o que se a isto acrescentarmos o facto de estarmos numa zona de suporte de crucial importância, temos aqui uma dupla importância. 

Estamos numa zona de abertura de posições longas? Para os traders mais agressivos esta é uma zona por excelência para abertura de posições longas, com um objectivo da cotação ir pelo menos até a linha superior da Broadening. É nesta zona superior que então se decidirá se a Broad é ou não activada.

Quanto aos targets. O target máximo coincide com os máximos anuais na zona dos 8050 pontos, no entanto, a zona dos 7860 pontos deverá ser vigiada pois poderá ser uma zona propícia a um throwback à broad, no seetido de perceber se ela terá ou não força para cumprir o seu target máximo.

Ainda sobre a Broadening Wedge Descending, um dos pormenores a que é dada muita importância é ao volume, o qual deve aumentar com o desenvolvimento da formação.

Em resumo, ma minha opinião abrir posições curtas no Dax a estes valores tem mais riscos que vantagens, face à figura que se está a formar e face à zona em que a cotação está.

Dax - Broad

2 comentários:

  1. Peço desculpa pela pergunta que vou fazer mas o meu entendimento é de amador e gostava de perceber de quando fala de zona de suporte de 7440 pontos é se no fecho da sessão não passa abaixo desse valor ou se durante a sessão passar abaixo mas fecher a sessão num valor acima desse já se considera que não foi quebrada a zona de suporte?
    Abraço e continuação de bom trabalho
    Vitor Costa

    ResponderEliminar
  2. Ola Vitor

    Eu quando falo em 7440, falo sempre em zona, não num valor fixo. No caso do Dax o que me parece importante é que não haja mais que uma vela diária a fechar abaixo desta zona de suporte. Esta zona se for estendida ate aos 7400 penso que não há problema nenhum dada a volatilidade que é comum a um indice como o Dax.


    Espero ter ajudado

    Abraço

    ResponderEliminar