29 de abril de 2013

PSI 20 com grande potencial de subida

Uma das maiores criticas que tenho recebido ao nosso blogue através do email é o alheamento ao nosso índice e suas cotadas. Com razão. Da minha parte existe uma explicação: eu não gosto de colocar analises com os mercados abertos. A minha disponibilidade é maior para escrever à hora de almoço...mas vou tentar suprimir essa lacuna.

Realmente o nosso índice começa a ter características técnicas muito interessantes, em praticamente todos os time frames. Observando a Big Picture dos últimos 6 anos, esta semana pode estar a ser quebrada uma LTD de muito longo prazo em escala logarítmica, isto depois de o mesmo já ter sucedido em escala linear no final de 2012. Ficam os gráficos com as 2 escalas.
gráfico semanal 2007-2013 escala linear
gráfico semanal 2007-2013 escala logarítmica
No dia 18 de Março coloquei a minha última analise ao PSI 20. Tinha grande esperança numa LTA com 9 meses de existência, para fazer ativar uma possível bandeira com target nos +- 7000 pontos. Falhou completamente. 

Essa quebra fazia adivinhar um forte teste à fundamental zona de suporte nos 5 750/5 550 pontos. Tal como veio a suceder, mas com um enorme sucesso para os touros.

Os últimos 8 dias de negociação foram fabulosos, com especial incidência desde quinta feira.  Nesse dia foi ativado uma Descending Broadening Wedge. A sua projeção é de 635 pontos, o que atira o target para os 6 780 pontos.
gráfico diário
No entanto existe algo que me faz arrefecer o entusiasmo, a já refira LTA com 9 meses quebrada o mês passado.

É fundamental ela não afetar a evolução do índice nas próximas sessões, caso contrário podemos apenas estar a assistir a um mero pullback a essa linha de tendência.

O padrão de velas neste últimos 3 dias pode ser interessante e ajudar os touros. Podemos estar a assistir à confirmação de um Bullish Upside Tasuki

Resumindo: o cenário é muito favorável a subidas bem interessantes, apenas com o pormenor do pullback à LTA a poder atrapalhar um pouco. Confesso que não acredito nisto...

Caso se confirme a caminhada para norte do nosso índice, existe antes do target da Broadening uma importante zona de resistência a +- 6% de distância, entre os 6 685 e os 6 569 pontos. Será o próximo grande teste.

Sem comentários:

Enviar um comentário