22 de abril de 2013

S&P 500 - estado de alerta

Eu no últimos meses fui quase sempre um touro fiel, raramente abrindo posições curtas. Nas minhas análises, vim sempre escrevendo que não encontrava qualquer sinal de perda de força dos touros. Só quando surgisse, por exemplo, a primeira vela diária vermelha superior a 1%, ou o VIX  conseguisse superar os 15 pontos, eu começava a ficar em estado de alerta (mensagem no dia 10 de Abril)

A semana passada essas velas vermelhas surgiram em força, o VIX negociou quase sempre acima da zona de resistência dos +-15 pontos, acabando a semana dentro da fundamental barreira 15-20 pontos. Mas no meio desta pequena nuvem, surgiu mais um dado que subiu o estado de alerta em um nível: o indicador RSI no gráfico semanal.

Tal como venho escrevendo algumas vezes, o cruzamento do valor RSI com a sua média móvel 14 no gráfico semanal tem dado excelentes sinais para inversão de tendências de curto (até 3 meses) e médio (entre 4 e 6 meses) prazo. Observem este gráfico desde 2009.
gráfico semanal 2009-2013
De uma forma bastante clara, este sinal foi dado 7 vezes nestes 4 anos. Apenas no segundo caso, em Outubro de 2009, não se verificou nenhum lower low e higher low até novo sinal vermelho. Nessa altura estava a começar um novo Bull Market, por isso os touros ainda estavam todos pujantes.

Em Fevereiro de 2011 também existiu um caso semelhante, mas nesta altura o S&P 500 perdeu quase 100 pontos (7,5% de desvalorização) nas 3 semanas seguintes. No entanto, aqui a tendência deu um sinal para o médio/longo prazo, já que o cruzamento verde apenas voltou a suceder em Outubro do mesmo ano, 280 pontos abaixo.

O gráfico diário também apresenta um sinal de preocupação, a quebra da LTA de médio prazo. A firme zona de suporte nos +-1540 pontos aguentou a pancada. Importante ela não ser quebrada neste início de semana. O RSI apesar de negociar abaixo da sua média móvel 14 está em modo neutro, mas o MACD e DMI estão em modo ligeiramente Bearish. Os volumes aumentaram um bocado, mas sem atingirem valores semelhantes aos momentos de  pânico em Maio de 2010 e Agosto de 2011.
gráfico diário
Observando o gráfico de 4horas em CFDs, este inicio de semana está a confirmar a importante quebra da LTD. Neste time frame é visível uma possível zona se resistência nos +-1570. Caso esta seja superada podemos assistir a nova visita aos míticos 1 600 pontos.

O VIX tal como já referi ainda está em zona favorável aos touros, mas a sua fronteira também está a ser ameaçada.
gráfico diário do VIX
Hoje acabei por deixar uma analise mais direcionada para o médio/longo prazo. A tendência dominante ainda está do lado dos longos, mas começam a aparecer sinais suficientes para me deixar alerta. 

Resumindo: ainda sem existirem sinais de inversão de tendência, começa a aparecer pelo menos um certo equilíbrio de forças. O índice deve ser novamente puxado para norte nestas primeiras sessões da semana. Depois...

Esta semana temos importantes cotadas americanas a apresentar resultados. Amanha depois do fecho é a vez da AAPL, quarta feira temos a PG, BA e QCOM, quinta feira a XOM, MMM e no ultimo dia da semana a F e a AMZM.

Nestas cotadas que referi estão 3 inseridas no top ten das mais pesadas no índice. A AAPL (2,87%) e a XOM (2,89%) estão mesmo no 1º e 2 lugar respetivamente, enquanto a PG (1,51%) está no 9º posto. Significativo!

Uma semana a poder definir os próximos meses...


Sem comentários:

Enviar um comentário