30 de julho de 2013

Ibex - rumo à zona de resistência dos 8600/8700 pontos

Vou deixar uma breve análise ao Ibex, mas antes disso gostava de deixar uma nota. A partir de amanhã o mundo financeiro irá ser inundado com notícias de política monetária dos principais bancos centrais (FED, BCE e Banco de Inglaterra) e com dados do PIB e de taxas de desemprego. Face a estes acontecimentos, os próximos dias serão, certamente, de enorme volatilidade e até poderá haver movimentos que possam criar algum ruído na análise técnica.

Ibex - diário

O Ibex está em termos de curto prazo e médio prazo em modo bullish. Para o longo prazo só a quebra em alta da zona de resistência dos 8600/8700 colocará o índice em modo bull.

A quebra em alta, em simultâneo, da LTD de médio prazo e da zona dos 8000 pontos foi, tal como referido na última análise, o primeiro sinal de que as subidas estariam para chegar. A quebra em alta da zona dos 8200 pontos foi mais um sinal da confirmação dessa força.

Neste momento com o índice a fechar na zona dos 8450 pontos e com os próximos 3 dias a serem de enorme volatilidade, há dois cenários prováveis. Ou o Ibex vai à zona de resistência dos 8600/8700, ou a zona, agora de suporte, dos 8200 vai ser testada.

Para quem já está investido, e fez entradas abaixo da zona dos 8000 pontos o importante é proteger os lucros. Por isso, penso que o mais prudente será: caso o Ibex vá aos 8600/8700 fechar pelo menos metade da posição, ou mesmo a totalidade, pois na minha opinião, será bastante improvável que essa zona seja quebrada em alta à primeira tentativa; ou então, para quem quiser ser mais audaz e manter a posição numa perspectiva de longo prazo, deve meter um stop para proteger os lucros, abaixo da zona de suporte dos 8200 pontos. Um fecho abaixo dessa zona seria um sinal não muito positivo. 

Termino como comecei, alertando para o forte impacto que os bancos centrais têm na volatilidade não só do mercado cambial, mas também dos índices. E já agora deixo, não só, um abraço ao amigo M. Domingues leitor frequente deste blog, mas também, um agradecimento especial.

Sem comentários:

Enviar um comentário