8 de março de 2012

EURUSD - H&S inválido?

No final do mês de Fevereiro o EURUSD atingiu os 50% de retracement de Fibonacci, relativamente ao movimento ascendente entre os 1,424 e os 1,262. Como seria esperado entrou em correcção. No entanto, o movimento descendente acabou por surpreender na sua dimensão.

gráfico diário
Esta queda levou o cross 190 pips abaixo da neckline do H&S que andava a identificar nas ultimas mensagens. Estas quebras são um pouco normais, mas a dimensão acabou por ser grande. A questão que se coloca neste momento é: esta penetração inviabilizou ou não a forte figura Bullish?

Quanto mais rápido regressar acima da neckline melhor. Hoje já foi bater precisamente nela e recuou muito ligeiramente. Se fechar a semana a norte, considero ainda activo. Caso contrário...

Observando mais de perto, o gráfico de 4 horas, este movimento ascendente dos últimos 2 dias parou, para já, entre os 38,2 e os 50% de retracement de Fibonacci, relativamente ao movimento descendente 1,348/1,310. Curiosamente a zona próxima dos 1,328 foi resistência/suporte durante o passado mês.

gráfico 4 horas
Ontem no final do dia, o EURUSD quebrou o canal descendente onde vinha evoluindo. Neste momento, não identifico qualquer figura Bearish ou Bullish e apenas o gráfico de 30 minutos apresenta uma divergência negativa nos últimos highers highs. Não acredito que este factor provoque grandes oscilações.

gráfico 30 minutos
Amanhã durante a madrugada, às 6 horas, vai ser conhecida a adesão à troca da dívida da Grécia. Este pode ser um momento gerador de maior volatilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário