1 de março de 2012

S&P 500 não dá sinais de fraqueza

Desde que o SP500 entrou neste trajecto ascendente, em finais de Dezembro, aquilo que se tem verificado é que qualquer retracção tem sido sempre uma boa oportunidade para entrar longo. Tanto no gráfico diário, como nos cfds esta situação é perfeitamente visível. O SP vai ter de corrigir? Vai... mas na minha opinião ainda não chegou o momento.

SP - gráfico diário

O gráfico diário não dá sinais de qualquer tipo de correcção, as subidas têm sido feitas de forma calma e sustentada. Até esta última zona de resistência já passou a suporte, isto é um claro sinal de força.

SP - canal ascendente gráfico 1h

Nos cfds o canal ascendente parece começar a dar sinais de fragilidade, no entanto parece que esta fragilidade tem fortes probabilidades de se tornar numa zona de consolidação, caso a zona dos 1353/1360 segurem a cotação. Se isto acontecer será mais um sinal claro de força.

SP - gráfico 1h

Temos 3 zonas fundamentais de suporte. No gráfico diário e nos cfds temos a zona dos 1350/1365 e a zona dos 1295/1305. Às quais se acrescenta uma zona intermédia dos 1325/1335 nos cfds.

Falar em correcções terá de se ter em conta estas zonas, e para se falar em visitas às zonas inferiores terão de ser quebradas estas zonas de suporte superiores. Portanto um passo de cada vez...

Em termos de quedas não acredito em grandes quedas, pelos gráficos cada vez vejo esta zona dos 1350/1360 como suficiente para segurar a cotação. Para quem gosta de observar os gráficos basta vermos o passado nunca o SP teve correcções perante movimentos de certa acalmia como o actual.

O que é que me fará mudar de opinião? Mudarei de opinião quando vir o indice a dar umas puxadas. falando em números uma visita talvez à zona dos 1405/1440. Uma ida a essa zona pode originar a tal correcção esperada, ou seja, iremos testar a tal zona agora de suporte dos 1350/1360, o que dará uma correcção digna desse nome.

Talvez esteja a alucinar, talvez..., mas é isto que eu vejo nos gráficos.

1 comentário:

  1. J Alves,

    concordo perfeitamente! Durante os ultimos 2 meses, todas as correcções foram fantasticas para reforçar os longos ou entrar novamente. Aliás o gráfico de 4 horas têm sido excelente a fornecer pontos de entrada a favor da corrente. Um sinal muito simples de seguir: o RSI 9 (eu uso esse em TF pequenos). Sempre que toca nos 30 pontos inverte. Mais uma vez assim sucede.

    Claro que algum dia isso termina. Mas estarão lá os stops. Resta ir aproveitando.

    ResponderEliminar