30 de março de 2012

S&P 500 a tendência Bull continua

Depois de 3 sessões de ligeiras correcções, a tendência Bull em todos os horizontes temporais continua intacta.

Aspectos a ter em conta numa prespectiva de curto prazo:
  • LTA - apesar da sua inclinação, ela tem sido uma forte aliada para as subidas do S&P500. É provável que ela esteja a dar sinais de a qualquer momento poder quebrar, mas enquanto isso não acontecer é um aspecto técnico a ter em conta. Uma nova visita a esta linha quase de certeza que implicará a sua quebra;
  • Zona de suporte dos 1375 pontos - em caso de quebra da LTA esta deve ser a 1.ª zona a vigiar;
  • Zona de suporte dos 1340 pontos - esta zona será a última defesa dos bulls numa perspectiva de curto prazo;
  • Zonas de resistência - confesso que estou com alguma dificuldade em balizar neste momento zonas de resistência, mas atrevo-me a dizer que não será descabido dar alguma vigilância a esta zona dos 1420/1440 pontos.
Podiamos referir também as zonas de suporte para o médio/longo prazo, mas penso que para já não é necessário, em virtude do S&P500 ainda não ter dado um único sinal de fraqueza.

SP - gráfico diário

Nos gráficos dos cfds a perspectiva do SP não é muito diferente do gráfico diário. Como zonas de defesa (suporte) temos a zona dos 1392/1398. Esta primeira zona de suporte foi ontem atingida e a cotação reagiu bem. As restantes zonas são coincidentes com as zonas do cash, 1375 e 1340.

Apesar desta boa reacção à zona dos 1392 pontos para que o SP continue a mostrar força é necessário que a cotação consiga superar em alta esta zona dos 1410/1413. Uma quebra em alta desta zona dá fortes probabilidade do indice voltar a atingir os anteriores máximos, senão mesmo superá-los.

SP - gráfico 1h

1 comentário:

  1. J Alves,

    a análise está excelente como sempre. Apenas acrescentaria um pequeno pormenor: as ultimas 2 velas diárias. 2 Hammers com especial destaque para a de ontem que praticamente testou a LTA e reagiu daquela forma no última hora de negociação.

    ResponderEliminar