14 de março de 2012

Ouro - caráter alterado

Os gráficos do XAUUSD vêm apresentando alterações desde Agosto do ano passado. Durante uma década só apresentavam LTAs bem definidas e algumas resistências. Nestes últimos meses apareceu uma LTD e começou a ganhar importância um suporte.

gráfico semanal 2006-2012
O seu Bull Market ainda não foi colocado em causa, mas a tendência de médio e curto prazo é agora neutra.

Nas ultimas semanas, desde o inicio de Fevereiro, andou a formar uma possível Broadening Top. Curiosamente a sua ativação coincide com a quebra de um suporte relativamente recente, nos +-1 667 USD. Hoje parece querer quebrar esse ponto e assim ativar a referida figura Bearish.

gráfico diário
A projecção é de +-100 USD, o que atira o target para os +-1 588 USD, valor muito próximo da importante zona de suporte nos +-1 555 USD.

Observando mais de perto, o gráfico de 4 horas, também foi ativado uma figura de continuidade de tendência, um triângulo simétrico. A sua projeção é de +-57 USD, o que atira o target para os 1 654 USD.

gráfico 4 horas
O XAUUSD não apresenta nenhum sinal de possível inversão desta recente desvalorização, em nenhum time frame. Nem no gráfico de 1 hora aparece por exemplo, divergências positivas.

Confesso que não me sinto confortável abrir posições curtas num ativo com esta característca Bullish, bem definida no longo prazo. Mas neste momento está tentador, com o stop apertado.

Sem comentários:

Enviar um comentário