16 de março de 2012

USDCHF - correlação inversa perfeita com o EURUSD

Nos últimos meses têm existe uma grande cumplicidade entre o USDCHF e o EURUSD. Um sobe, o outro desce. O que acabava por ser fantástico para um hedging a posições abertas.

Na passada quarta-feira, o USDCHF encontrou uma forte zona de resistência. Neste momento corrige +-120 pips.
gráfico diário
Ontem e hoje encontra uma interessante zona de suporte, entre os 0,920 e os 0,918. Convém referir que a esta ultima vela de 4 horas quebrou um canal ascendente onde vinha evoluindo.

gráfico 4 horas
Observando ainda mais de perto, o gráfico de 1 hora, existe divergência positiva entre a cotação e o RSI nos últimos 2 lowers lows.

gráfico 1 hora
Este fator em conjunto com a zona de suporte pode provocar uma reação dos longos.

Isto coloca algumas duvidas. A correlação inversa é enorme entre o EURUSD e o USDCHF. O primeiro têm espaço para subir mais um pouco, mas tem uma zona de resistência entre os 1,315 e os 1,320 antiga. O USDCHF tem condições para sofrer movimento ascendente.

Aparentemente a semana pode acabar perto dos valores atuais...

3 comentários:

  1. Paubo. Acho interessante e correcto esta sua análise.
    Ando a procurar aprender sobre estes assuntos.
    Pedi-lhe que explicasse sobre a correlação que há( ou não) entre taxas de juro e subidas/descidas de cotações cambiais, como por exemplo o eurusd.
    Há uma correlação inversa perfeita entre o eurusd e o índice do dólar. Mas talvez isso não deia para antecipar nada.

    Obrigado
    Mikerinos

    ResponderEliminar
  2. Paubo.
    Nos últimos 5 dias de negociação, os futuros do euro-schatz (FGBSM2), caíram dos 110,425 para o mínimo de 109,980; tendo fechado nos 110,030.
    Até que ponto isto indiciará uma subida do euro, já que estes activos costumam ter uma correlação inversa?

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde mikerinos,

    eu normalmente acompanho/invisto vários cross/pares cambiais. Tento perceber a correlação entre eles com 2 objetivos: tentar identificar possíveis pontos de inversão e poder por vezes fazer algum hedging de posições abertas (apesar de muito raramente ter feito, penso que apenas por 2 vezes). Por exemplo, o USDCHF alcançou uma forte zona de resistência na passada quarta-feira, enquanto o EURUSD não estava perante um situação tão bem definida. No entanto ele começou a subir e o melhor sinal acabou por ser dado pelo USDCHF. Este site (http://fxtrade.oanda.com/lang/pt/analysis/currency-correlation) tem uma excelente tabela para acompanhar em vários time frames as correlações entre os diversos pares/cross.

    Quando ao dóllar index, eu analiso esse índice, mas confesso que não influencia as minhas abertura de posições. O EURUSD possui um peso brutal neste índice (57,6%), por isso a sua inflência é enorme. Apenas o observo como um complemento.

    Relativamente às taxas de juro, tentei obter alguma correlação mas não consegui chegar a nenhuma conclusão.

    Já em relação aos futuros do euro-schatz (contratos de futuros com base em instrumentos nacionais de curto prazo de dívida emitidos pela República Federal da Alemanha), não me parece que exista nenhuma correlação sistemática, apenas pontualmente. Por ex: estes futuros tiveram uma tendência claramente ascendente entre Julho e Dezembro de 2008, com uma ligeira lateralização entre Setembro e Novembro. O EURUSD apresenta um gráfico completamente diferente neste período.

    O EURUSD normalmente está bem correlacionado com a evolução dos índices (principalmente o S&P 500). Mas também nos últimos meses tem tido muitas divergências.

    Obrigado por estas perguntas, que confesso terem-me colocado a investigar um pouco :). Achei bastante interessante.

    Esta semana espero ter tempo disponível para colocar uma mensagem mais ampla analisando estas várias vertentes.

    ResponderEliminar