14 de agosto de 2012

S&P 500, Nasdaq 100 e DAX - updates

Esta análise será a ultima que deixo ficar até ao inicio de Setembro. Apesar de não existirem alterações técnicas significativas a nenhum índice que venho deixando analises nas ultimas semanas, fica uma atualização e a minha visão dos valores que ainda não foram atingidos. Faço algumas citações às análises anteriores para melhor enquadramento

Começo pelo Nasdaq 100, claramente o mais Bullish destes três. Foi o primeiro a quebrar o range onde negociou durante 2 meses. Ele tinha uma projeção de +- 140 pontos, o que atirava o target para a zona entre os 2770 e os 2795 pontos. Ontem fechou a 2728 pontos, tendo por isso ainda margem para continuar a evoluir para norte.

gráfico diário
Observando mais de perto, o gráfico de 4 horas em CFDs, o Nasdaq 100 andou a lateralizar novamente nas ultimas 5 sessões dentro de um pequeno range. A sua projeção é de +- 25 pontos, o que atira o target para os +-2 755 pontos. Ontem fechou acima da resistência desse retângulo e neste momento está a fazer um pullback aos +-2 727 pontos, após uma pequena divergência negativa no gráfico de 1 hora. Um bom momento para reforçar!

gráfico 4 horas em CFDs
Continua a ter os indicadores tendências e oscilatórios em modo Bullish, não existindo divergências negativas (hoje apareceu uma no gráfico de 1 hora) nos time frames mais dilatados.

O S&P 500 continua a evoluir dentro de um canal ascendente e a desmontar constantemente figuras bearish que podiam se ir formando, tal como quebrando LTDs e zonas de resistência.

gráfico diário
Lembro o que escrevi nas ultimas mensagens, no dia 30 de Julho e 8 de Agosto:
  • Nos últimos 2 meses o S&P 500 vem evoluindo dentro de uma canal ascendente. Inicialmente podia transmitir a ideia de poder estar a formar uma bandeira. No entanto, quando foram atingidos os +-1375 pontos, esse possível padrão perder relevância ou força. O topo ficou demasiado perto do inicio do mastro.
  • Tenho visto algumas analises a referirem para além da referida bandeira, duplos topos ou mesmo um H&S. Não acreditei neles devido ao volume não corresponder.
  • A projeção deste retângulo é de +-55 pontos o que atira o target para os 1435 pontos, caso se confirme o breakout para norte.
  • um movimento descendente até aos valores acima indicados deve ser encarado como mera correção. No entanto, deixo um alerto: apesar de ser muito cedo poder referir alguma figura de inversão, um ressalto entro os 1390 e os +- 1400 pontos pode originar a formação de um segundo ombro e assim passar a existir um possível (pequeno) H&S.
Acabou por ser mesmo um breakout e o possível H&S não se formou. Nos últimos 5 dias formou um pequeno triângulo ascendente, com 15 pontos de projeção. Esta madrugada quebrou a resistência e está neste momento a negociar novamente junto dela.

gráfico 4 horas em CFDs
Continua também a ter os indicadores tendências e oscilatórios em modo Bullish, não existindo divergências negativas (hoje apareceu uma no gráfico de 1 hora) nos time frames mais dilatados.

Finalmente o DAX! Sexta sessão consecutiva a negociar dentro de um pequeno retângulo (perto da linha superior de um canal ascendente) e hoje muito perto de uma LTD de longo prazo (15 meses de existência). O gráfico diário abaixo apresentado não contem a vela desta sessão.

gráfico diário
No inicio desta lateralização, o DAx parecia estar a formar uma pequena Broadening no gráfico de 4 horas, mas que se transformou em retângulo como já foi referido. A sua projeção é de +-100 pontos, o que atira o target para os +- 7100 pontos em caso de rutura para norte.

gráfico 4 horas em CFDs
Caso se confirme este movimento, o índice fica dentro de uma forte zona de resistência. Lembro o que escrevi na ultima mensagem, no dia 7 de Agosto passado:
  • Tal como grande parte dos índices europeus está a atingir uma interessante zona de resistência (+-7200-7000 pontos). Existe ainda dentro desta zona a LTD de longo prazo. Curiosamente este índice é dos poucos europeus que ainda não conseguiu quebrar a sua LTD de longo prazo. O AEX, CAC e FTSE inglês já o fizeram. Falsos breaks?
  • Realmente são muitas forças a quererem parar este forte movimento e para mim a quebra no mesmo sentido do já referido canal é um sinal de correção para breve, curiosamente...
    Agora, que sinais temos concretos neste momento? Não existe velas, divergências nem no semanal, nem no diário, nem mesmo nos gráficos de 4 horas ou 1 hora e os indicadores tendências e oscilatórios estão bullish.
Tudo se mantém na mesma...apenas foram formadas pequenas divergências no gráfico de 1 hora, originado assim o tal retângulo referido.

Continua também a ter os indicadores oscilatórios em modo Bullish, não existindo divergências negativas (hoje apareceu uma no gráfico de 1 hora) nos time frames mais dilatados. O indicador tendencial ADX ou DMI está em modo neutro.

Resumindo: não encontro ainda nenhum sinal preocupante para os longos em qualquer time frame. As correções que têm existido revelam-se bons locais de reforço. Os índices americanos já conseguiram superar zonas interessantes de resistência, enquanto o dax está a entrar numa zona de resistência muito forte. Mas o espaço para valorizações ainda é bastante interessante. Aliás, nesta situação o risco de posições longas é relativamente pequeno, quanto mais não seja pela fácil colocação de stops.

Para terminar deixo uma pequena referencia às principais Industrys do S&P 500. Elas têm sido uma preciosa ajuda em momentos de inversão de tendência de médio/longo prazo. Não existe também nenhuma Industry conm sinais Bearish. Uma já quebraram resistências intermédias, como a Techonoly, enquanto outras estão há vários dias encostadas a elas, com os indicadores a aliviarem, como a Financials e Health Care e a grande impulsionadora desta subida, a da energia. Se estas quebram, o S&P 500 leva um forte abanão para norte!

1 comentário: