14 de agosto de 2012

USDCHF - mais límpido do que o EURUSD

O USDCHF continua a possuir uma enorme correlação inversa com o EURUSD, sendo por isso bastante interessante acompanhar a sua evolução, mesmo não o negociando. Atualmente está a atravessar um momento de mais fácil leitura do que cross da moeda europeia.

A tendência de muito longo prazo continua claramente descendente, negociando ainda encostado à histórica e psicológica zona de resistência, perto da paridade.

gráfico semanal 2001-2012
 No entanto, a tendencia do ultimo ano é claramente ascendente, depois da intervenção do banco central suiço em meados do ano passado. Isto é muito bem demonstrado pela LTA com 1 ano de existência.

Apesar dessa tendência a favor dos longos, o grafico diário têm vários aspetos técnicos que colocam em perigo esses domínio. A luta está a ser enorme na casa dos +-0,97, com uma pressão brutal sobre os touros. Ele possui um possível H&S (tal como o EURUSD) com target nos +-0,93X e a referida LTA tem praticamente confirmada a sua quebra (o EURUSD tem uma LTA no gráfico diário ainda algo distante dos valores atuais).

gráfico diário
Observando o gráfico de 4 horas, este cross vem evoluindo dentro de um canal descendente, encontrando a zona de suporte dos 0,970/0,966 um excelente muro de proteção aos ursos. Pelo meio quebrou uma LTA que vinha acompanhando o cross desde final de Abril (o EURUSD está encostado a uma LTA no gráfico de 4 horas).

Tenho visto referências a uma possível bandeira, mas eu não a considero. Porquê? A sua projeção é de +-500 pips e o topo da suposta bandeira já alcançou em baixa +-60% desse valor, o que retira bastante peso e capacidade a essa figura.

gráfico 4 horas
Observando ainda mais de perto, o gráfico de 1 hora, existe mais uma forte figura já ativa a favor dos ursos: um pequeno H&S e que se encontra aproximadamente 80% da sua projeção já alcançada.

gráfico 1 hora
Resumindo: é fundamental para os longos a zona de suporte 0,970/0,966 não quebrar, caso contrário a sua tendência ascendente de médio e longo prazo fica seriamente comprometida.

Sem comentários:

Enviar um comentário