7 de março de 2013

EURUSD - dia para grandes oscilações

Hoje pelas 12h45 o ECB vai anunciar o valor da taxa de juro. Existe alguma especulação na sua diminuição em 0,25%. Caso se confirme este rumor, o EURUSD irá definir uma nova tendência, pelo menos para o médio prazo. Nos minutos antecedentes e posteriores a esse anuncio o EURUSD irá ter muito ruído e provocar falsos sinais.

Então o que nos dizem os gráficos neste momento? Quais as tendências atuais e as que se podem formar?

Neste momento a tendência de longo prazo é ainda dominada pelos ursos. Apesar do gráfico semanal apresentar já highers highs e lowers highs relativos, o cross ainda não conseguiu ultrapassar os 50% de Fibonacci relativamente ao movimento descendente 1,49x/1,20x.

Curiosamente, está novamente num pullback à neckline do enorme H&S que venho referindo nos últimos meses. É já o 2 segundo...o que provoca cuidados acrescidos...

gráfico semanal 2009-2013
Os curtos também dominam claramente o curto prazo. Desde o ínicio de Fevereiro o cross perdeu mais de 700 pips e ontem chegou mesmo a fechar o dia abaixo de uma zona de suporte criada nos últimos 4 meses.

No dia 21 de Fevereiro o EURUSD quebrou uma LTA de médio prazo. Foi dado um sério aviso aos touros, mas neste momento ainda negoceia entre 38,2 e os 50% de retracement de Fibonacci relativamente ao movimento 1,20x/1,37x. Assim a tendencia neste time frame ainda é Bullish, mas...

gráfico diário
Num dia que pode ser importante para a sua evolução, o EURUSD apresenta alguns aspetos muito interessantes tecnicamente. 

Tal como já referi, negoceia junto de uma importante zona de suporte e o gráfico diário apresenta uma ligeira divergência positiva entra a cotação e o indicador oscilatório RSI nos 2 ultimos minimos relativos. Será este aspeto suficiente para grandes movimentos? Não me parece, mas pode ajudar a referida zona de suporte e originar um interessante ressalto.

Observando mais de perto, o gráfico de 4 horas, existe novamente uma possível Broadening Bottom. A sua projeção é de +-140 pips, o que atiras o target para os +-1,324. Ora este valor fica perto da LTD assinalada também neste gráfico.

gráfico 4 horas.
Entre o dia 21 e 24 de Fevereiro também existia uma possível Broadening. Ela acabou por não ser de inversão, mas sim de continuidade. Ela contribuiu para os +-30% que a estatistica aponta para Broads de continuidade de movimento. :)

Essa Broadening também tinha um problema que referi esta semana na mensagem do S&P 500. O ínicio dessa figura era marcado pela mesma vela para a linha superior e inferior. Fico sempre muito desconfiado nestes casos...

Já agora deixo um rápido olhar para o sempre importante Dóllar Index. Leva 8 sessões acima de uma importante resistência tendo ativado um retângulo com target junto dos 84 pontos (máximos de 2012). A possível Broadening que venho referindo no gráfico semanal fica cada vez mais dificil de ativar...Este índice está muito favorável aos curtos do EURUSD!
gráfico semanal
gráfico diário
Resumindo: este local entre os 1,30x e os 1,28x é de vital importância. Caso ele quebre podemos ter nova arranca forte para sul.

Os sinais são favoráveis aos curtos. Os touros têm uma forte palavra neste momento.

Sem comentários:

Enviar um comentário