26 de março de 2013

S&P 500 - outra visão...

Na mensagem anterior que escrevi sobre o S&P 500 relevei a diferença de opinião sobre o rumo deste índice entre os 3 colonistas do blogue.

Hoje o J Alves já deixou a sua visão, com a qual eu concordo principalmente com a sandwich candlestick. No entanto, a minha forma de a interpretar é diferente.

Tal como venho referindo em praticamente todas as análises, o S&P 500 durante toda esta tendência ascendente de longo prazo, concretamente desde Dezembro de 2011 (inicio da formação da LTA), sempre que forma um pequeno range ele é quebrado a favor da tendência de curto/médio prazo. Seja esta ascendente (bolas verdes) ou descendente (bolas vermelhas).
gráfico diário
Se observarmos o gráfico de 4 horas em CFDs, ele está a negociar dentro de um range com projeção de 30 pontos. Os target são atirados para os 1596 pontos ou para os 1505 pontos. Basicamente são +- 2% de movimento.
gráfico 4 horas em CFDs
Ampliando este gráfico para os últimos 12 meses, é fácil de encontrar esses ranges durante todo o percurso. Encontro pelo menos 11 ranges com uma projeção superior a 10 pontos todos quebrados a favor da tendência para norte e 1 para sul (também a favor da tendência).

Ranges mais amplos, com valores superiores ou igual a 30 pontos, o cenário difere um pouco. Existiu um em Julho de 2012 quebrado para norte e um em Setembro/Outubro do mesmo ano que assinalou um topo de curto prazo. Será a exceção que confirma a regra dos retângulos?
gráfico 4 horas em CFDs 2012-2013
Por este motivo a minha leitura é mais Bullish, no entanto resta aguardar a quebra deste range.

Neste cenário volto a deixar o gráfico de 1 hora. Dentro do range, existe um possível triângulo ascendente, com a mesma projeção do retângulo (linha verde).

gráfico 1 hora
Resta referir que neste momento não tenho qualquer posição aberta, mas pretendo entrar longo (sempre com o stop apertado). Aguardo a melhor oportunidade...

Existe apenas um dado técnico que me coloca alguma suspeita. O valor do RSI está abaixo  da sua média movel 14. Este facto tem marcado a tendência de curto prazo (1/2 meses)...Resta realmente esperar a quebra do referido retângulo.

Sem comentários:

Enviar um comentário