5 de março de 2013

S&P 500 - muitas figuras bullish

O S&P 500 depois de se encontrar a uns escassos +- 25 pontos de máximos históricos, aliviou um pouco mais de 3% no final de Fevereiro. Esta correção parece ter permitido aos touros recuperarem energia para alcançarem novos máximos. Será?

Confesso que após terem sido quebrados os 1495 pontos, eu abri curtos, pensando que este índice iria visitar os 1475/65. Afinal foi apenas um falso sinal. Aliás, ele continua a sua caminhada para norte sem qualquer correção digna desse nome relativamente ao gráfico semanal.


Observando o gráfico diário, a correção de 3% permitiu a formação de uma LTA de médio prazo (com 5 meses), que nasce de uma LTA de longo prazo (com 15 meses). Condição perfeita na negociar longos numa perspetiva mais alongada.

Neste ponto faço questão de referir uma possível figura Bearish que apareceu no gráfico diário: uma Broadening top. Ora bem, eu não lhe atribuo grande peso por um fator técnico (por este motivo as linhas estão finas). A linha superior e a linha inferior começam praticamente nos máximos e mínimos da mesma vela. Raramente uma figura nestas condições tem capacidade de grandes movimentos ou mesmo ser ativada.

Mais um aspeto importante e curioso: ontem a média móvel 14 do indicar RSI 14 fechou junto dos valores deste indicar. Estes cruzamentos têm dado otimos sinais de tendência. Será para hoje?

Observando mais de perto, o gráfico de 4 horas, aparecem as possíveis figuras Bullish referidas no título desta analise.
  • H&S invertido com 40 pontos de projeção e target nos +-1565 pontos, aparentemente já ativado 
  • uma Descending Broadening já ativada (nos 1517 pontos) com projeção de +-40 pontos e com target nos +-1557 pontos
  • um possível triângulo ascendente com 46 pontos de projeção e target nos ambiciosos 1580 pontos.
Esta ultima figura ainda não foi ativada e pode levar o índice a ficar com um aspeto idêntico aos principais índices europeus, isto é, a lateralizar num amplo intervalo.


Observando o VIX, ele ontem fechou novamente abaixo dos 15, importante suporte/resistência durante toda a subida desde Novembro passado. Provavelmente o melhor será não dar grande significado ás velas da semana passada. Elas no fundo foram causadas mais por notícias do que por fatores técnicos/fundamentais.


Resumindo: os sinais Bearish quando aparecem são facilmente desmontados pelos touros e neste momento existe muitas figuras fortes a poderem puxar o índice novamente para máximos.

No entanto existe algo que me faz colocar algumas dúvidas. A resistência 1531 pontos, máximos do atual Bull Market será quebrado facilmente? Ora bem, caso o cash não consiga superar estes valores, o S&P 500 pode fazer um pullback aos 1524 (neckline do H&S invertido) ou mesmo aos 1516 (linha superior da Descending Broadening).

Junto deste valores pode confirmar a formação do triângulo ascendente, ou então ir mais abaixo e confirmar mesmo o cenário de lateralização.

Eu estou longo com média nos 1516 e pretendo reforçar esta minha posição junto da linhas acima referidas. Caso os 1531 sejam superados vou aguardar um pullback a esses valores.

Hoje gostava de ter deixado uma análise difrente ao S&P 500. Voltar a referir as suas Industrys. Por falta de tempo não o consegui. Mas posso referir que foram elas que me levaram a abrir curtos a semana passada...talvez até ao fim desta semana consiga deixar os seus gráficos.

Bons trades!

Sem comentários:

Enviar um comentário