21 de março de 2013

S&P 500 - 2 possíveis figuras Bullish e 1 Bearish

O S&P 500 está a negociar junto de uma histórica zona de resistência, máximos dos 2 anterior Bull Market (2000 e 2007), entre os +-1 555 e os +-1 578 pontos. Não parece fácil esta zona ser quebrada na primeira tentativa do atual Bull Market. Será?

gráfico semanal 2007-2013
O debate entre os 3 "colunistas" deste blogue tem sido enorme, com opiniões bem diversas. Vou confessar a minha leitura... 

Atualmente o S&P 500 é claramente o líder do mercado, servindo de balança. A Europa e o Nasdaq 100 tem demonstrado falta de força nos últimos dias, o S&P 500 não. O mercado asiático tem demonstrado enorme pujança, tal como o Dow Jones, o S&P 500 não. O Dóllar anda também muito forte, ao contrário das Commodities, mas o S&P tem encontrado equilíbrio. Neste contexto, o mercado não possui a correlação habitual, o que significa sempre muita incerteza e sem um rumo claro e bem definido.

Do ponto de vista técnico também não encontro nenhum ponto de saturação neste índice, em qualquer time frame. 

Observando novamente o gráfico semanal, existiram 7 semanas consecutivas verdinhas. As ultimas 2 foram pequenos dojis, seguidas de um doji vermelho. Estas 3 velas serviram claramente para recuperar energia. A semana passada também foi um pequeno doji. após uma interessante vela verde. Esta semana ainda não terminou mas para já não aparenta ser vela de inversão. O RSI 14 continua acima da sua média móvel 14 (este fator tem sido excelente a definir tendências de médio/longo prazo). Os indicadores não apresentam qualquer divergência negativa neste time frame.

O cenário no gráfico diário já é um pouco diferente. Apresenta divergência negativa no MACD e o RSI encontra-se ligeiramente abaixo da sua média móvel 14. No entanto...

gráfico diário
...as ultimas velas começam novamente a apresentar um padrão muito bem definido desde o final de 2011. Tal como já escrevi noutras analises, quando a tendência está bem definida de médio prazo, todos os dojis que se foram consecutivamente servem para consolidação. Parece ser novamente o caso.

Neste contexto, como anda o VIX? Negoceia abaixo dos 15 pontos. Enquanto ele estiver em valores inferiores não espero grandes oscilações no S&P 500. Aliás, não acredito que existam quedas perto do 1%.
gráfico diário
Nos time frames mais pequenos também apresentam figuras de sinais contrários, mas com domínio dos padrões bullish. O gráfico de 1 hora em cash apresenta um possível H&S invertido com 23 pontos de projeção (deixo a mesma figura mas no gráfico de 15 minutos).
gráfico 15 minutos em cash
O gráfico de CFDs ou futuros já apresenta 2 figuras com sinais inversos. Uma possível bandeira bullish com 23 pontos de projeção (linhas azuis) ou uma Rising Wedge com 22 pontos de projeção (linhas vermelhas). Quem ganha?
gráfico 1 hora em CFDs
Resumindo: não acredito em grandes quedas, apenas pequenas correções nos próximos dias. Caso continuem a existir pequenos dojis diários, devemos ver o S&P 500 brevemente em novos máximos...

...para depois sim, provavelmente já a meio de Abril as mãos fortes serem seriamente testadas...

Ainda não foi desta a prometida análise ao S&P 500 através das suas sempre interessantes Industrys...

Sem comentários:

Enviar um comentário