28 de março de 2013

Ibex 35 - Bull Market em perigo

Tendo em conta a situação técnica do Ibex, vamos aproveitar para fazer uma análise mais alargada ao principal indice espanhol.

No gráfico de longo prazo destaco duas principais zonas: a zona de suporte dos 7800/8000 pontos, zona me parece ter marcado o arranque deste bull market e a zona dos 8600/8750 pontos, zona de resistência e zona onde se encontra uma LTD de muito longo prazo.

A quebra duma destas zonas acabará com esta laterização que se está a desenvolver desde o inicio do ano e dará espaço para o indice entrar em interessantes valorizações/desvalorizações.

Ibex - gráfico diário

Quanto a outras zonas intermédias temos a zona de resistência dos 8300 pontos. e como suporte temos a zona dos 7500/7600 e a zona dos 7200.

O curto prazo é neste momento de crucial importância, perceber até que ponto esta zona de suporte, coincidente com o início do bull market vai ter ou não força para segurar as quedas, isto tendo em conta que podemos estar perante a hipótese de se estar a formar uma Broadening Ascending, figura que por regra tende a quebrar em baixa.

A encruzilhada no Ibex é grande e se a isto somarmos o facto de termos o S&P500 em máximos anuais, a encruzilhada fica mais picante. Caso o S&P500 não faça novos máximos anuais o risco de activação desta broad é enorme, por isso, estamos numa fase em que o Ibex deve ser pormenorizadamente observado.

Ibex - gráfico diário

Sem comentários:

Enviar um comentário