6 de março de 2013

Nasdaq 100 e os seus pesos pesados

Eu tenho andado afastado deste índice nos últimos meses, quer em negociação quer em analises. Por isso vou deixar a minha visão, de uma forma mais ampla do que normal, referindo mesmo as cotadas com maior peso.

Considero que este índice é o que apresenta mais espaço de valorização para os próximos dias.

O Nasdaq 100 desde meados de 2010 negoceia acima dos máximos do anterior Bull Market. Apesar das 8 semanas consecutivas que sofreu de quedas entre Setembro e Novembro do ano passado continua a ser dominado completamente pelos touros em todos os time frames.

gráfico semanal 2007-2013
O seu gráfico diário apresenta algumas particularidades interessantes. Depois da já referida queda entrou numa espécie de lateralização nos últimos meses. Nos primeiros 2 meses deste ano parecia que também estava a andar de lado, no entanto acabou por formar uma possível Ascending Brodening. Será?

Ontem fechou junto dos 2800 pontos importante zona de resistência, com um volume superior à sua média.

gráfico diário
Observando mais de perto, o gráfico de 4 horas apresenta uma figura Bullish, completamente oposta à anteriormente citada. Ele tem um H&S invertido já ativado e a apenas 20 pontos do seu target. Caso este seja alcançado a figura Bearish do diário deixa de fazer sentido.

gráfico 4 horas
Então uma figura num gráfico de 4 horas tem mais força que num diário? Bem, aqui surge a particularidade acima referida.

A lateralização que referi nos últimos meses foi realizada com a AAPL (possui um peso de 12,5% no índice) a desvalorizar +-40% em apenas 6 meses! Brutal.

Ora o Nasdaq 100 "apenas" perdeu +-14%, tendo mesmo já recuperado +-12%. Então como se explica este diferencial? Porque surgem 3 cotadas, a MSFT (+-7,5% peso), a GOOG (+-7,0% de peso) e a ORCL  (+-5% peso) a pesarem +- 20% no índice favoráveis ao touros.

Tecnicamente a AAPl parece que está a querer reagir a uma importante zona de suporte (420-400 USD), apresentando mesmo divergência positiva no indicador tendencial MACD.


A MSFT fechou ontem acima da resistência do retângulo onde andou a lateralizar.

A GOOG anda a negociar em máximos históricos e novo breakout nas ultimas 2 sessões com volume acima da média.



A ORCL está também lançada para ir testar os seus recentes máximos depois de ter ativado uma Rising Wedge.



Resumindo: o Nasdaq 100 tem espaço para ir novamente testar os seus máximos, 80 pontos mais acima. 

Eu estou longo e pretendo reforçar num eventual pullback aos 2780 pontos.

Sem comentários:

Enviar um comentário