24 de maio de 2012

3M Company - junto a suporte e MM200

A MMM é uma cotada americana que eu costumo acompanhar com bastante interesse.Tecnicamente costuma ser muito fiel a suportes, resistências e linhas de tendência. Hoje vou deixar uma analise mais alongada a esta empresa, por ser a primeira vez que analiso neste blogue.

A 3M Company é uma empresa de tecnologia diversificada, que actua em áreas como transporte, industria, saúde, segurança e comunicação. Pertence à industry Industrials, supersector Industrials Goods & Services, sector General Industrials e subsector Diversifield Industrials.

Os gráficos de longo prazo são fantásticos. Viveu um brutal e enorme Bull Market durante 27 anos. Em Junho de 2008 quebra uma LTA com 22 anos de existência. Começava oficialmente o único Bear Market da sua historia. Durou apenas 10 meses...
gráfico mensal 1980-2012
Apesar da interessante valorização dos últimos 8 meses, a forte barreira dos 91/90 USD não foi quebrada. No entanto, os touros dominam a longo e médio prazo.

A semana passada e no inicio desta testou uma zona intermédia de suporte nos 83 USD, para já com sucesso. Este ponto coincide com os 50% de Fibonacci, relativamente à desvalorização ocorrida entre Julho e Outubro do ano passado. Importante não ser quebrada para os longos continuarem a dominar no médio prazo.

gráfico semanal 2007-2012
Esta visita aos 83 USD coincidiu com um toque na importante MM200. Ontem a reação foi bastante interessante, deixando mesmo um interessante padrão de velas (Bullish Engulfing).

gráfico diário
Apesar desta boa reação, existe um fator que me provoca alguma preocupação. Existe um possível duplo topo ativado na passada quinta-feira. Tecnicamente não possui algumas caracteristicas importantes para este padrão, como por exemplo o volume. Mas no decorrer deste mês tenho detetado vários padrões técnicos a serem ativados sem alguns requisitos...Ontem fechou mesmo encostado à neckline. Será bastante importante ela ser quebrada, para desfazer a figura Bearish.

Eu normalmente entro longo numa cotada para um investimento de médio/longo prazo. Assim, ponto de entrada nos 83,5 USD, stop a 81,4 (ligeiramente abaixo dos 38,2 de retracement de Fibonacci relativamente ao movimento ascendente dos 68,6 aos 90) e take profit metade da posição a 89 USD.

Edit: o duplo topo também pode ser considerado um retângulo, que têm o mesmo target. Tecnicamente tem o mesmo problema: a quebra do suporte foi realizado com pouco volume.

Sem comentários:

Enviar um comentário