31 de maio de 2012

Nasdaq 100 - reação para breve?

O Nasdaq 100 atingiu valores no inicio de Abril equivalentes aos lunáticos picos alcançados em 2000, muito acima dos máximos registados no anterior Bull Market, nos 2239 pontos.

gráfico semanal 2008-2012
A minha anterior mensagem sobre o Nasdaq, no passado dia 12 de Abril, foi direccionada para o longo prazo. Falhou totalmente! Escrevi:
  • Apesar deste recente canal, pode estar aqui uma figura de continuidade de tendência fantástica para os touros: uma possível Measured Move Bullish. A sua projeção é brutal: +-600 pontos! O seu target é atirado para os +-3 200 pontos. Difícil de acreditar, muito difícil, mas...
  • Chamo também a atenção para uma possível Island Reversal Bottom criada nas primeiras 2 sessões desta semana, junto da linha inferior do canal descendente. A abertura em gap up de ontem pode permitir essa formação. No entanto, ela aparece num fundo intermédio, o que acaba por retirar alguma peso. Mas pode ser uma preciosa ajuda aos touros para quebrar este canal.
O canal foi inicialmente quebrado para norte, o que era uma possível ativação da figura, mas o gap acabou por ser fechado e a linha inferior também quebrada.

Apesar da queda dos últimos 2 meses, a tendência ascendente dos últimos 4 anos continua completamente do lado dos Bulls, enquanto a de médio prazo está a ser agora testada.

Nos últimos dias este índice parece ter formado uma pequena Rising Wedge. O seu target fica próximo dos 2470 pontos.

gráfico diário
Existe uma importante e forte zona de suporte entre os 2440 e os 2418 pontos. Curiosamente esta zona está entre os 50% e os 61,8% de retracement de fibonacci relativamente ao amplo movimento ascendente 2150-2793 pontos.

Observando mais de perto, o gráfico de 4 horas dos CFDs, a Rising Wedge que referi no gráfico diário já foi ativado fora do limite do prazo temporal, o que lhe retira alguma força. Nas ultimas horas está a formar um pequeno retângulo com +- 40 pontos. O seu target vai para os 2475 ou 2600 pontos.

gráfico 4 horas
Estou mais inclinado para os 2475 pontos. Esta recente correção não conseguiu superar os 38,2% de fibonacci relativamente ao movimento 2756-2465 pontos. A Rising Wedge não foi ativada em cash no fecho. A sua projeção, tal como este retângulo quebrado para sul, fica junto de mínimos, depois de alguns dias a marinar. Cenário perfeito para poder criar uma divergência positiva no gráfico diário junto da fundamental zona de suporte já identificada.

Curiosamente neste ponto existe a possíbilidade de ser criada uma LTA de muito longo prazo (visível no gráfico semanal), confirmando o Bull Market que vive deste 2009.

Perante todo este cenário aguardo pacientemente, ou não...pela visita aos 2440/2418 pontos para começar novamente a abir posições longas.

Sem comentários:

Enviar um comentário