16 de maio de 2012

PSI 20 quando vais reagir?


Quando em Janeiro de 2012 elaborei uma análise mais detalhada ao PSI 20, estava consciente que aquilo que verificava nos gráficos dava-me uma segurança em termos técnicos para sustentar que os mínimos estariam feitos. Enganei-me.

Todas as figuras identificadas na altura e que apontavam para uma inversão de tendência de curto/médio prazo falharam. A análise técnica tem destas coisas. Nos anos que levo de experiência de bolsa, quase que me atrevo a dizer que não me lembra de ter feito uma análise a um Indice em que o grau de erro fosse tão grande...

Passaram 4 meses e o PSI continua o seu duro Bear Market e realizou hoje mesmo um novo mínimo de praticamente 20 anos.


PSI - gráfico diário

PSI - gráfico diário

Os gráficos anteriores não sofreram qualquer alteração desde os últimos 4 meses. Sendo assim, iria focar a minha atenção neste último gráfico.

Neste momento o PSI tem duas grandes barreiras pela frente em termos de resistência. A anterior zona de suporte dos 5150 pontos (agora resistência) e a importante zona de resistência dos 5700 pontos. Esta última zona demonstrou durante o ano de 2012 que é ali que está a decisão sobre o PSI, ou seja, é nesta zona que na minha opinião estará agora balizada a fronteira entre o bear e o bull market.

Podemos questionar, não será prematuro colocar essa fronteira nos 5700 quando o indice continua a fazer minimos e praticamente nem a 1000 pontos está dessa zona? A análise técnica é mesmo assim se os indices estão em bear market e continuam a fazer minimos consecutivos uma das regras é ajustar na direcção da cotação essa fronteira.

Há duas razões fundamentais que me levam a referir este valor dos 5700. A primeira têm a ver com a sua importância demonstrada durante este inicio de 2012, e a segunda têm a ver com o facto de termos quebrado esta zona dos 5150 de forma clara. Uma outra razão menos importante tem a ver com o facto de além das zonas de resistência já referidas ser importante não esquecer 2 zonas intermédias a estas: a zona dos 5250 e a zona dos 5500 pontos. Reparem bem na força que o PSI vai ter de demonstrar face à cotação actual, para conseguir superar em alta os 5700 pontos.

Quanto a suportes acho um erro neste momento andar à procura deles. O PSI está sem força e neste momento não está a dar qualquer sinal de inversão. Esse sinal só acontecerá quando começar a quebrar em alta as zonas de resistência referidas.

PSI - gráfico diário

4 comentários:

  1. Infelizmente todos nós temos analises que falham. Faz parte, caso contrário já não estavamos aqui a escrever. A esta hora estava a pagar-te uma caipirinha numa praia algures no Hawaii...

    Os teus gráficos demonstram tudo. Neste momento referir suportes é mera arte. Pura e simplesmente não existem. Momentos muito duros para o nosso PSI-20.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pela análise, muito interessante

    ResponderEliminar
  3. Paubo nem sempre acertamos , agora é ajustar a estratégia, já agora qual o próximo suporte?
    Parabéns boa análise

    ResponderEliminar
  4. Zé...Maria Pendura,

    tal como o J Alves referiu no ínicio da mensagem, o PSI20 está a negociar a valores dos anos 90. Por isso não existe qualquer referência válida em valores abaixo do atual. Navega em mar aberto.

    Agora o target do retangulo onde andou a negociar nos últimos meses está nos +-4500 pontos. Teoricamente é um valor a apontar...apesar de ter esperança que os navegadores ursos encontrem um porto antes disso...

    ResponderEliminar