29 de maio de 2012

EURUSD - a preparar uma grande surpresa?

Os mercados financeiros têm registado uma certa calma nos últimos dias. Os Índices pararam as fortes quedas que vinham sofrendo, tal como o mercado cambial. Será apenas um recuperar de forças dos ursos, ou eles já se encontram satisfeitos?

As bonds europeias (dados retirados da bloomberg) registam sinais mistos. Enquanto as alemãs atingem mínimos históricos!, as italianas e portuguesas andam estáveis ou mesmo a desvalorizar, a espanhola começa a atingir valores que preocupam seriamente.

german bond 10 years

italy bond 10 years
portuguese bond 10 years

spanish bond 10 years

Neste contexto, o Dollar Índex vem negociando nas ultimas 3 sessões junto de uma importante resistência, que vem condicionando a sua evolução desde 2010.

gráfico diário 2010-2012
Tal como o Dollar Índex, o EURUSD também está a negociar junto de um fundamental e histórico suporte. O gráfico semanal deste cross, dos últimos 8 anos, demonstra muito bem a sua importância.

gráfico semanal 2004-2012

O target do triângulo simétrico foi alcançado na semana passada, o que em Março parecia ser bastante improvável. Na ultima mensagem que escrevi do EURUSD deixei esta referência:
  • curiosamente se a cotação vier a alcançar ou mesmo a ultrapassar um pouco este target (1,25X), acredito que pode estar nesse ponto uma boa ocasião para os longos ganharem algum ânimo. O gráfico diário possui boas condições para formar divergências positivas. Resta aguardar a confirmação...ou não.
A referida divergência realmente ficou formada entre o RSI e a cotação nos 2 últimos lowers lows. No entanto, a reação não está ser visível. O indicador tendencial DMI ainda apresenta valores muito fortes, o que acaba por anular o possível sinal desta divergência. Neste contexto, é necessário bastante cuidado para negociar divergências.

gráfico diário
Então porque apresento como título a esta mensagem "EURUSD - a preparar uma grande surpresa?"? Vou recuar um pouco e voltar a referir o gráfico semanal. Para além da histórica zona de suporte, esse gráfico também apresenta uma provável divergência positiva entre a cotação e o RSI e o MACD (este não aparece no gráfico que deixei). Refiro provável porque será bastante importante a atual vela semanal não perder muitos mais pips do que já perdeu. O ideal seria mesmo deixar um Doji ou Hammer.

Observando agora bem mais de perto, o gráfico de 1 hora, o EURUSD parecia estar a formar uma Broadening Bottom no últimos dias da semana passada. Este inicio de semana arrefeceu esse padrão e neste momento parece mais correto referir um retângulo. A sua projeção é de +- 120 pips, o que pode atirar o target para os +-1,23X ou para os 1,27X.
gráfico 1 hora
Neste momento os mercados estão focados principalmente na Espanha, como fica bem demonstrado a evolução das suas bonds. Caso a sua situação acalme um pouco, o EURUSD pode assistir finalmente a uma correção de certa forma esperada a estes valores.

3 comentários:

  1. Em termos técnicos há uma divergência positiva do RSI sobre a cotação com fundos mais altos nos dias 17,25 e hoje. A cotação ainda está muito longe da MM9. Acho que quem está fora, deve manter-se fora.

    ResponderEliminar
  2. Paubo. Tens acompanhado a evolução dos futuros do euro-schatz? Hoje passaram dos ..,800.

    Não acredito na subida do euro!

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde costa,

    estive afastado os últimos dias, por isso não respondi antes. Continuo a acompanhar os futuros do euro-shatz e realmente eles estão imparáveis. E até nem é correto continuar a referir a Broadening. Neste momento está a evoluir dentro de um estreito canal ascendente e com os volumes a terem aumentado brutalmente nas últimas 3 sessões. A fazer um topo?

    ResponderEliminar