22 de maio de 2012

EURUSD - novos mínimos a caminho?

Nas últimas semanas não tenho conseguido acompanhar o mercado com a frequência e tempo desejado, por isso tenho andado um pouco longo do forex.

No final de Abril o EURUSD provocou muitos falsos sinais, com vários padrões a serem sucessivamente anulados ou desmontados, principalmente em time frames mais pequenos. Inclusive a grande figura, o triângulo simétrico formado entre Fevereiro e Abril já tinha excedido a sua validade temporal quando foi quebrado para sul.

Os recentes mínimos atingiram valores muito próximos aos de 2011 e de 2008, mas ainda longe dos 2010, momento que as dividas publicas de vários países começaram a preocupar seriamente o mercado financeiro.

gráfico semanal 2007-2012
Normalmente quando uma figura técnica é ativada depois de ter ultrapassado os 2/3 ou 1/4 da sua projeção temporal, os targets deixam de ter interesse porque transmite perda de força da mesma. No entanto, a sua projeção não ficou muito longe da realidade, falhando apenas por 70 pips. Pelo menos para já...

gráfico diário
Observando mais de perto, o gráfico de 1 hora, hoje foi ativada uma pequena Rising Wedge. A sua projeção é de +-145 pips, o que atira o target para os +-1,263.

gráfico 1 hora
Curiosamente se a cotação vier a alcançar ou mesmo a ultrapassar um pouco este target (1,25X), acredito que pode estar nesse ponto uma boa ocasião para os longos ganharem algum ânimo. O gráfico diário possui boas condições para formar divergências positivas. Resta aguardar a confirmação...ou não.

Sem comentários:

Enviar um comentário